• FpM

Você Sabe o que é Custeio ABC

Atualizado: 31 de Jul de 2018

por Mariana Fayad para FpM.


ABC, Activity Based Costing (Custeio Baseado em Atividades) é um método de alocação de custos que identifica as atividades de uma empresa e seus custos, que por sua vez são distribuídos entre os produtos e unidades de negócio com base na efetiva utilização de cada um desses recursos.


Por esse motivo, muitos acreditam que o uso do ABC proporciona uma alocação mais precisa dos custos quando comparado com os sistemas tradicionais, que em muitos casos aplicam proporções quase que arbitrárias para a alocação de custos (“o tal do rateio”).


Dessa forma, o ABC se torna uma ferramenta para auxiliar no processo de tomada de decisão, uma vez que permite analisar mais precisamente a lucratividade de cada produto, identificar possíveis oportunidades para corte de custos e refinar a precificação de produtos no mercado.


Em alguns casos o método usado para a alocação de “overhead” (gastos não vinculados a produção) pode impactar a análise da lucratividade de um produto e ter consequências nas decisões estratégicas tomadas pela empresa.


Vamos supor que uma empresa aloque seu “overhead” apenas com base nas horas de trabalho direto usadas por cada um de seus produtos. Nesse cenário, o produto de produção mais simples receberá menos custos e poderá parecer mais lucrativo do que os demais. Entretanto, é possível que este mesmo produto, apesar de simples de se produzir, demande uma quantidade maior de outros processos periféricos, como empacotamento ou transporte. Como a alocação é baseada em horas diretas de trabalho, a utilização destes processos não está sendo considerada na análise. Se usarmos o sistema ABC para alocação destes recursos, sua utilização será levada em consideração e, portanto, mais custos serão alocados a este produto em relação ao sistema anterior. Dessa forma, é possível que este produto exiba, então, lucratividade inferior à percebida anteriormente.


Apesar das inúmeras vantagens, o uso do ABC apresenta também algumas desvantagens. As maiores são o custo e o esforço requeridos para a sua implantação. O processo como um todo pode ser custoso e demorado, uma vez que é necessário fazer o levantamento de todas as atividades relevantes da empresa e seus respectivos direcionadores de custo para os produtos e negócios. Além disso, é necessário também fazer revisões periódicas das atividades para que o sistema continue refletindo corretamente a realidade da organização. Uma outra questão a ser levada em consideração por empresas que pensam em adotar o ABC é o impacto que os resultados desta alocação podem causar.


No caso do exemplo citado anteriormente, um produto inicialmente visto como muito lucrativo pode passar a não ter a mesma contribuição para a empresa após a distribuição mais precisa dos custos usando o ABC, e isso pode afetar a tanto a motivação quanto os bônus de funcionários e gerentes responsáveis por essa linha de produção.

Por isso é mais comum que seja utilizado por empresas de grande porte. Nada impede, porém que empresas menores adotem este sistema, adaptando os conceitos à sua realidade de recursos e produtos. Fale com a gente, temos soluções para sua empresa!

Fonte da Imagem: Custeio ABC

#Contabilidade #Controladoria #Custeio #ABC #MarianaFayad

Brasil

 

   SP (11) 3637-5702

   RJ (21) 2523-3608

Todos Direitos Reservados

Desenvolvido em WIX por Finanças por Mulheres

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

Campo Belo - SP

 Ipanema - RJ