top of page
  • Foto do escritorFpM

Design Thinking - Introdução

Atualizado: 9 de jun. de 2021

Design Thinking em tradução literal significa “pensar como designer.” A metodologia “Design” se iniciou no final do século XIX, início do XX, voltada para desenho gráfico (pôsteres) e de produtos. A solução foi ampliada a partir dos anos 90, no Vale do Silício, ganhando maior importância.

Esta metodologia visa resolver de forma criativa problemas de difícil resolução, proposta por Richard Buchanan, da Carnegie Mellon University, em 1992, no artigo Wicked Problems in Design Thinking” (Problemas Nebulosos).

O conceito foi popularizado a partir de 1999 pela consultoria de desenho de produtos IDEO através de seu CEO Tim Brown, que em 2009 lançou o livro “Change by Design” que se tornou referência sobre o tema.

Steve Jobs, da Apple, é outro nome que popularizou a metodologia, que tem como objetivo ser criativo com foco. Significa encontrar uma solução eficiente com forma.

Pensar como designer é colocar o usuário no centro do problema. São 3 aspectos fundamentais na sua aplicação:

(1) Empatia, o usuário é colocado no centro do problema.

(2) Ideação, gerando várias ideias.

(3) Experimentação


Design Thinking - Introdução

Este conceito permite que a metodologia seja aplicada em muitas áreas, desde estratégia, startups, até mesmo em educação. Parece fácil, não é? Na prática não é bem assim!

O sucesso da metodologia está na forma de perguntar. Fazer a pergunta certa é essencial para descobrir a real necessidade do usuário, identificando o problema com clareza, permitindo a busca de soluções criativas.

Vamos aplicar no seu negócio?

 

Se quiser saber mais sobre a Historia de Design Thinking sugerimos a leitura do texto, em inglês, de Jo Szczepanska, de 03/jan/17: Design thinking origin story plus some of the people who made it all happen

Sobre o processo de implantação, indicamos o artigo em inglês da Universidade de Stanford, Instituto de Design, An Introduction to Design Thinking – PROCESS GUIDE

Um artigo interessante da organização Design Council relacionado ao tema é: The Design Process: What is the Double Diamond?

 

Fonte da Imagem: Design Thinking

 
33 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page