Empreendedor

Empreender é tudo de bom, um sonho de muitas pessoas. Mas não se deve contar com a sorte. A sorte  existe, mas é para poucos. Na maior parte das vezes empreender exige muito estudo e preparo. É importantíssima  a montagem do plano / modelo de negócios, até porque o empreendedor, de forma geral, é um otimista e tende a minimizar os riscos envolvidos. Além disso, cada jornada é única.

                               

                                   

Para os empreendedores avaliamos em função do estágio e tipo de negócio: 

  1. Franquia

Analisamos a proposta da franquia com visão independente, focando no perfil da empreendedora e adequação ao  mercado de atuação.

 

  2. Novos negócios e start-up

Desenvolvemos o business plan (plano de negócios) ou business model (modelo de negócios) em conjunto com o empreendedor, a partir da sua ideia. Uma vez desenvolvido o plano (modelo) de negócios,  determinamos a necessidade de capital e sua forma de obtenção, que pode ser com recursos próprios ou de terceiros.

Caso seja necessário recursos de 3os, desenvolvemos as apresentações para busca de investidores ou de financiadores do capital. Assessoramos na obtenção deste capital.

 

  3. Negócios em andamento

Uma vez aberto o negócio, é preciso acompanhar e rever seus parâmentros originais a todo momento, pois sabemos que a mortalidade das empresas é grande no 1º ano de operação.

Criamos e acompanhamos relatórios financeiros de performance específicos para cada tipo de negócio, em especial o fluxo de caixa, para que o empreendedor tenha controle e se antecipe a eventuais turbulências.

 

Uma vez aberto o negócio é preciso acompanhar “na unha”, ajustar os parâmetros iniciais, que podem ter sido otimistas ou pessimistas. Logo, não se pode ficar preso a ideias concebidas antes da implantação. O estudo inicial é um plano estático, um orientador. E todos torcemos para que o plano original tenha sido pessimista, que a realidade se mostre melhor que o esperado.

O dia a dia é “vivo” e por isso o plano/ modelo de negócios precisa ser reavaliado constamente.  O mundo real é mais complexo e traz consequências, muitas vezes inesperadas.

Dados estatísticos confirmam que a mortalidade das empresas é grande nos dois primeiros anos de atuação . Pesquisas indicam que os principais fatores são:

  1. Falta de planejamento prévio. Ou seja, falta de plano de negócios e de informações sobre mercado (clientes, concorrentes, fornecedores)

  2. Gestão empresarial

  3. Desconhecimento da necessidade de capital de giro, ou seja, falta de recursos para cobrir diferenças entre prazos de recebimento e de pagamento das obrigações                                    

                                                                      

Nós, do Finanças por Mulheres, tivemos oportunidade de desenvolver modelo de negócios em vários segmentos, como academia, alimentação, moda, consultório médico. Avaliamos franquia e participamos de mentoria de startups.
Ao avaliarmos um modelo (e/ou plano) de negócios podemos sugerir ajustes que a viabilizem sua implantação. No entanto, somos francas em não recomendar a abertura do negócio caso não se mostre viável, evitando perda de recursos, de energia, e muita dor de cabeça.

Entre em contato com a gente!

Investir no planejamento de negócio elaborado com profissionais experientes tem se mostrado um fator de sucesso da empresa.

Brasil

Todos Direitos Reservados

Desenvolvido em WIX por Finanças por Mulheres

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

 

   SP (11) 3637-5702

   RJ (21) 2523-3608

Campo Belo - SP

 Ipanema - RJ