Governança

 

Governança Corporativa nas grandes organizações é uma necessidade. Sua importância não é menor nas pequenas e médias empresas.

Um dos fatores é conseguir estabelecer regras claras de operação para todos os envolvidos (acionistas, diretores, funcionários, fornecedores, clientes) e deixar clara qual a hierarquia.  Se cada equipe sabe a quem se reporta e com quem compartilhará as questões relevantes do negócio, as decisões serão tomadas com mais critério e segurança.  

 

Já há no mercado uma forte percepção por parte das pequenas e médias empresas da importância da governança como base para um bom gerenciamento e consequentemente bons resultados.  Contribui para a sustentabilidade e crescimento do negócio, gerando uma bom ambiente, que estimula os participantes a pensar no coletivo.

 

A maior parte das pequenas e médias empresas são familiares.  É importante definir o papel dos sócios e ter uma estrutura de governança que dê as diretrizes de decisões entre os sócios, evitando-se que disputas prejudiquem o negócio.  É bom lembrar que grandes corporações globais começaram como empresas familiares (algumas ainda são), sendo exemplos: Wal-Mart, Samsung, Ford, Toyota.

Para se tornar mais eficiente, a boa governança deve vir acompanhada de Compliance.  Não se assustem, é tão somente o cumprimento das normas internas, dos princípios contábeis, fiscais e legais.

Fonte das imagem: Governanças 

É fundamental que os sócios e principais dirigentes “comprem” a ideia, garantindo que  sua visão e expectativas estarão norteando a operação.

 

 

Oferecemos aos nossos clientes um modelo de implantação de governança que engloba os seguintes tópicos:

  • Entendimento do funcionamento da empresa, avaliando se o organograma atual reflete a efetiva hierarquia de decisão.  Elaboração de novo organograma com líderes bem definidos, se necessário.

  • Avaliação de controles internos nas diversas áreas: compras, vendas, contas a pagar, faturamento, contas a receber, recursos humanos etc.  Implantação de novos controles para garantir o cumprimento das diretrizes dos sócios e a transparência nas atividades, aumentando a segurança.

  • Avaliação dos relatórios gerenciais disponíveis, e criação de novas ferramentas de gestão em linha com os desafios da empresa.

  • Elaboração de plano de ação, com acompanhamento do status das ações.

  • Apoio nas reuniões do grupo de gestão, para acompanhamento das ações em andamento, de eventuais alterações de mercado, dos resultados e do fluxo de caixa.  Avaliaremos qual a frequência ideal, e levaremos profissionais especializados sempre que um tema se tornar relevante (por exemplo: recursos humanos, TI).  Estas reuniões seriam equivalentes às dos Conselhos de Administração, com a vantagem de contar com participantes bem próximos à operação.  Atuamos como conselheiros independentes a fim garantir uma neutralidade que visa tão somente o que é melhor para a empresa.

Fale com a gente! Esta metodologia dará ao seu negócio condições de crescer com bases sólidas!

Fonte da imagem: Conselho

Brasil

Todos Direitos Reservados

Desenvolvido em WIX por Finanças por Mulheres

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

 

   SP (11) 3637-5702

   RJ (21) 2523-3608

Campo Belo - SP

 Ipanema - RJ