Governança
Nosso produto especial, aplicação dos conceitos de governança corporativa e compliance em empresas de médio/ pequeno porte.
Governança Corporativa nas grandes organizações é uma necessidade. Sua importância não é menor nas pequenas e médias empresas.
Um dos fatores é conseguir estabelecer regras claras de operação para todos os envolvidos (acionistas, diretores, funcionários, fornecedores, clientes) e deixar clara qual a hierarquia. Se cada equipe sabe a quem se reporta e com quem compartilhará as questões relevantes do negócio, as decisões serão tomadas com mais critério e segurança.
Já há no mercado uma forte percepção por parte das pequenas e médias empresas da importância da governança como base para um bom gerenciamento e consequentemente bons resultados. Contribui para a sustentabilidade e crescimento do negócio, gerando uma bom ambiente, que estimula os participantes a pensar no coletivo.
A maior parte das pequenas e médias empresas são familiares. É importante definir o papel dos sócios e ter uma estrutura de governança que dê as diretrizes de decisões entre os sócios, evitando-se que disputas prejudiquem o negócio. É bom lembrar que grandes corporações globais começaram como empresas familiares (algumas ainda são), sendo exemplos: Wal-Mart, Samsung, Ford, Toyota.
Para se tornar mais eficiente, a boa governança deve vir acompanhada de Compliance. Não se assustem, é tão somente o cumprimento das normas internas, dos princípios contábeis, fiscais e legais.
Fonte das imagem: Governanças
É fundamental que os sócios e principais dirigentes “comprem” a ideia, garantindo que sua visão e expectativas estarão norteando a operação.
Oferecemos aos nossos clientes um modelo de implantação de governança que engloba os seguintes tópicos:
-
Entendimento do funcionamento da empresa, avaliando se o organograma atual reflete a efetiva hierarquia de decisão. Elaboração de novo organograma com líderes bem definidos, se necessário.
-
Avaliação de controles internos nas diversas áreas: compras, vendas, contas a pagar, faturamento, contas a receber, recursos humanos etc. Implantação de novos controles para garantir o cumprimento das diretrizes dos sócios e a transparência nas atividades, aumentando a segurança.
-
Avaliação dos relatórios gerenciais disponíveis, e criação de novas ferramentas de gestão em linha com os desafios da empresa.
-
Elaboração de plano de ação, com acompanhamento do status das ações.
-
Apoio nas reuniões do grupo de gestão, para acompanhamento das ações em andamento, de eventuais alterações de mercado, dos resultados e do fluxo de caixa. Avaliaremos qual a frequência ideal, e levaremos profissionais especializados sempre que um tema se tornar relevante (por exemplo: recursos humanos, TI). Estas reuniões seriam equivalentes às dos Conselhos de Administração, com a vantagem de contar com participantes bem próximos à operação. Atuamos como conselheiros independentes a fim garantir uma neutralidade que visa tão somente o que é melhor para a empresa.
Fale com a gente! Esta metodologia dará ao seu negócio condições de crescer com bases sólidas!
Fonte da imagem: Conselho