• FpM

Governança Corporativa em Pequenas e Média Empresas. É Possível?

Atualizado: 2 de Abr de 2019

Não se assuste se o tema parecer árduo! Os conceitos são aplicados em empresas de qualquer porte.


O que é Governança Corporativa?

Com o aumento da complexidade do ambiente competitivo, cada vez mais torna-se necessário que as empresas possuam domínio sobre seus processos, visando redução de riscos e melhores resultados. Para isso é importante que procedimentos de Governança sejam implantados a fim de garantir um monitoramento por parte dos sócios, englobando visão de perpetuação do negócio e manutenção/aumento de valor da empresa.


Princípios básicos de Governança

As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios básicos de gestão em recomendações objetivas, mensuráveis, alinhando interesses dos sócios, dos gestores, dos clientes e da sociedade. Os principais agentes de governança são os sócios e/ou seus representantes no Conselho de Administração, dependendo do porte da empresa e a diretoria.


Os princípios básicos de Governança são um meio de transmitir mais confiança tanto internamente quanto nas relações da empresa com terceiros. São eles:

- Transparência - fornece às partes interessadas todas as informações relevantes, financeiras ou não, mostrando os elementos que norteiam a ação gerencial, que devem conduzir à preservação e à otimização de valor da organização.

- Equidade – caracteriza-se pelo tratamento igualitário e justo de todos os sócios e demais partes interessadas, levando-se em conta seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.

- Prestação de contas – os agentes de governança devem prestar contas de seus atos de modo claro, assumindo as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.

- Responsabilidade corporativa – os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico –financeira das organizações, reduzindo os fatores externos negativos, aumentando os positivos, visando a perpetuação e ao aumento de valor, sempre respeitando a ética em suas ações.


Implantação e Benefícios da Governança para Pequenas e Médias Empresas

Muitas vezes achamos que os conceitos de Governança são sofisticados, que implicam em aumento de custos e, por isso, não se aplicariam a pequenas e médias empresas, muitas familiares. No entanto, empresas de qualquer porte podem aprimorar seus processos internos, aumentando a segurança de suas operações e reduzindo riscos. A implantação de processos que transformam conceitos em ações práticas com reflexos no dia a dia de cada área da empresa, promove a integração, a transparência, a prestação de contas e a responsabilidade corporativa. Em suma, promove os princípios básicos da Governança Corporativa, adaptando-os à realidade da empresa.


Que tal começar a aplicar alguns conceitos no seu negócio? Temos soluções realistas para tornar seu negócio mais produtivo, seguro e pronto para crescer!

Fonte da Imagem: Governança Corporativa

#Governança #Corporativa #FpM #Consultoria #FaleConosco

Brasil

 

   SP (11) 3637-5702

   RJ (21) 2523-3608

Todos Direitos Reservados

Desenvolvido em WIX por Finanças por Mulheres

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

Campo Belo - SP

 Ipanema - RJ