• FpM

Afinal, o que é Moeda?

Atualizado: 27 de Dez de 2018

por Vera Silva* para FpM.

Em geral, quando pensamos em moeda, nos vem à mente aquele objeto metálico que carregamos em nossos bolsos e fazem um certo barulho quando nos movemos.


No entanto, para os economistas, moeda é algo bastante amplo. Moeda é todo ativo que possui, pelo menos 3 funções: meio de troca, unidade de conta e reserva de valor.

  • Como meio de troca, a moeda viabiliza que qualquer operação de compra e venda de produtos e serviços se realize,

  • como unidade de conta, ela permite que os preços dos bens se expressem, que os contratos sejam firmados e, por fim,

  • como reserva de valor, é possível que o poder de compra se distribua ao longo do tempo, ou que a riqueza se expresse através dela.

Entretanto, historicamente, as inovações financeiras e tecnológicas possibilitaram que diversos ativos cumprissem parte, ou totalmente, essas funções. Antes da I Guerra Mundial, as moedas possuíam lastro em ouro, ou seja, para que ocorresse a sua emissão, era necessário ter a sua quantidade correspondente em ouro.


Com o surgimento dos bancos, os depósitos à vista passaram a exercer algumas dessas funções, por isso são conhecidos também como moeda escritural ou bancária.


Outro aspecto relevante, refere-se ao fato de que para um ativo financeiro qualquer, seja aceito como moeda pela sociedade, é necessário que o Estado que o emite o garanta através de uma lei.


Além disso, a moeda precisa manter a estabilidade do seu valor e do seu poder de compra para ser aceita pela sociedade.


Desde a década de 1970, as moedas não possuem mais o lastro em ouro, sendo que, alguns economistas afirmam que é a capacidade do Estado em gerenciar as dívidas públicas que mantém, atualmente, o valor das moedas.


Atualmente, saques com cartões de débito e o resgate de diversos ativos financeiros podem ser, rapidamente, convertidos em moeda, por isso, é necessário a ação das autoridades monetárias para controlar a quantidade de moeda na Economia, uma vez que um excesso pode gerar inflação.


Esse controle é feito através da política monetária e o Banco Central é o responsável pelo seu gerenciamento. Estes temas, serão assuntos de próximas postagens.

* Veja o perfil de Vera Silva no nosso "Ponto de Encontro", "economista". Nossa parceira especialista em Economia Internacional.

Fonte da Imagem: Wix Moeda

#Economia #Moeda #Macroeconomia #VeraSilva

11 visualizações

Brasil

 

   SP (11) 3637-5702

   RJ (21) 2523-3608

Todos Direitos Reservados

Desenvolvido em WIX por Finanças por Mulheres

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

Campo Belo - SP

 Ipanema - RJ