Mundo em transformação, muita informação com fácil acesso através de computadores, tablets, celular. Como fica o impacto na educação? Implica na aplicação de diferentes metodologias de ensino, assunto em debate em todos os graus de ensino acadêmico.
Metodologia ativa de ensino é aquela que coloca o aluno como responsável pelo seu aprendizado. A proposta deste método é aumentar a autonomia do estudante, uma vez que são obrigados a buscar as soluções, em vez de receber informações prontas, de forma passiva. O professor não perde a importância, ao contrário, passa a ser um orientador, facilitador, em vez de expositor.
Metodologia ativa é novidade? Nem tanto...
É muito difícil mudar o formato de ensino de aulas expositivas. O debate começou a tomar corpo com as mudanças oriundas da tecnologia, entre elas, o ensino a distância (EaD).
Vamos conhecer uma metodologia ativa?
A aprendizagem baseada em problemas (PBL - Problem Based Learning) é uma metodologia ativa de ensino que se iniciou na década de 60 em escolas de medicina e se baseia na busca de soluções de problemas.
Para visualizar a metodologia, pense nas séries de TV sobre medicina que ocorrem em algum hospital. É comum vermos cenas de equipe de médicos se reunindo para buscar um diagnóstico (identificar o problema) e alternativas de tratamento (solução).
A metodologia PBL não é tão recente, mas seu campo de atuação tem crescido, sendo aplicada em escolas de economia, administração, direito, entre outras, com adaptações. Não existe uma forma única de aplicar.
Vantagens e desvantagens do PBL?
A grande vantagem do PBL é aumentar a motivação dos alunos, uma vez que ao buscarem o conhecimento através da vivência e da autonomia, aproxima a teoria da prática, gerando maior retenção do conhecimento*.
Uma das principais desvantagens da metodologia seria o aumento de custo, já que a implementação requer planejamento e organização.
Outro ponto relevante, seriam as fontes de pesquisas, muitas duvidosas, uma vez que os alunos ainda têm pouco conhecimento teórico para discernir a qualidade do texto. Este ponto reforça a necessidade de instrutores qualificados e de um bom planejamento.
E você leitora, já tinha ouvido falar do PBL? Vale a pena aplicar em treinamentos corporativos e em melhorias na gestão dos negócios.
* Conheça a teoria da Pirâmide (Cone) de Aprendizagem de Edgard Dale. A retenção no ensino participativo é muito superior à do ensino passivo.
Fonte da Imagem: PBL
Comments