top of page
  • Foto do escritorFpM

Entendendo Advocacy

Para entender o conceito de Advocacy, vamos analisar a origem de seu significado: a palavra latina, advocare, significa ajudar alguém que está em necessidade; em inglês deriva do verbo to advocate, que em português seria traduzido como advogar. No entanto, esta tradução embutiria um conceito muito associado ao jurídico e nem sempre o Advocacy possui este foco.


A melhor definição e mais atual é a defesa e a argumentação em favor de uma causa, sempre voltada para benefícios para a sociedade. É um processo de reivindicação que visa influenciar agentes e órgãos públicos e/ou privados a enfrentarem problemas da população ou dos agentes econômicos. Por isso é importante que a organização engajada no Advocacy tenha legitimidade para poder exercer com isenção e competência as pressões necessárias à defesa de sua causa. Daí sua importância nas organizações do Terceiro Setor, que atuam em causas relevantes, muitas vezes colocadas em 2º plano pelos órgãos governamentais, seja por falta de verbas ou de prioridade.


Muitas vezes se confunde o Advocacy com Lobby. Este último se preocupa com interesses de grupos ou indústrias específicas, enquanto o Advocacy direciona seus esforços em prol de grandes causas sociais.

Um exemplo de sucesso do Advocacy é o realizado pelo movimento feminista, que foi fundamental para a aprovação da Lei Maria da Penha. O esforço conjunto de ONGs, operadores de direito, judiciário, secretarias de segurança pública, Secretaria de Políticas para Mulheres, dentre outros, culminou na aprovação da Lei em 2006, após pressões desde a elaboração do projeto em 2004.


No plano empresarial também é possível atuar em Advocacy, como na defesa da causa da Governança Corporativa e seu aprimoramento nas organizações públicas e privadas, trazendo como benefício, maior transparência e engajamento das empresas com a sociedade e com o meio ambiente.


Nós do FpM, pretendemos contribuir com a causa do fortalecimento das mulheres através do conhecimento, fazendo com que elas se sintam integradas ao “novo mundo” e tendo acesso a informações que permitam seu desenvolvimento e autonomia pessoal e financeira.


 

Fonte da Imagem: Jovens por uma causa

 
56 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page