• FpM

Mulheres, Longevidade, Independência

Atualizado: 26 de Set de 2019



Mulheres vivem mais!

No Brasil as mulheres vivem 7,2 anos a mais que os homens! Em 2016, segundo o IBGE, mulheres têm expectativa de vida ao nascer de 79,1 anos enquanto os homens de 71,9.

É impressionante a mudança na expectativa de vida ocorrida desde 1940. Vive-se 30 anos a mais. Uma mudança e tanto na sociedade. E também um desafio para as políticas públicas.



O aumento de expectativa de vida ao nascer não é exclusividade do Brasil!

Estudo elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstra que a expectativa de vida ao nascer das mulheres em 2015 era de 73,8 anos, os homens vivem 69,1 anos, quase 5 anos de diferença.

O país mais com maior longevidade é o Japão com 83,7 anos, seguida da Suíça, em terceiro lugar está Cingapura, 12 países teriam expectativa de vida acima de 80 anos.

Os países com menor expectativa de vida ao nascer são Sierra Leone com 50,1 anos e Angola, com 52,4 anos.

O envelhecimento da população tem trazido novas questões para a política pública e decisões na vida pessoal. A discussão de idade de aposentadoria e saúde pública está ocorrendo no mundo.

Uma das questões abordadas é a diferença na expectativa de vida entre mulheres e homens. Logo, envelhecer até altas idades se torna assunto feminino.

A má notícia é que estudos elaborados no Estados Unidos, pelo US Census Bureau em 2011, demonstram que a pobreza aumenta com a idade, principalmente a partir dos 75 anos. Além disso, as mulheres idosas são mais pobres que os homens.

Faz sentido aumentar a pobreza com a idade. É uma nova realidade, as pessoas não se prepararam financeiramente para viver tanto. A aposentadoria se mantem em valor constante e os custos com saúde aumentam com a idade. Já pensaram nisso?

Nós, do Finanças por Mulheres, ficamos entristecidas com a constatação da maior pobreza feminina entre idosos. Vários fatores explicam a diferença, abordaremos em outro artigo. O fato é que mulheres por viverem mais, e se casarem com homens mais velhos, tendem a ficar sozinhas, tornando-se dependentes da família.


Meninas, então! Vamos colocar “mão na massa” e elaborar planos para uma velhice saudável e independente! Ninguém quer depender de filhos ou netos, não é mesmo! Ao contrário, todas desejam ajudá-los!

Conte conosco nesta jornada.

Fonte das imagens: (1) Mulheres vivem Mais (2) Plantando o futuro

Fonte do grafico: Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/expectativa-de-vida-do-brasileiro-ao-nascer-e-de-755-anos-diz-ibge.ghtml publicado em 01/12/2016

#cinquentamais #Empoderamento

Brasil

 

   SP (11) 3637-5702

   RJ (21) 2523-3608

Todos Direitos Reservados

Desenvolvido em WIX por Finanças por Mulheres

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

Campo Belo - SP

 Ipanema - RJ