top of page
  • Foto do escritorFpM

Mulheres na Liderança


Mulheres na Liderança

Homens e mulheres são interpretados de forma diferente em uma mesma situação, o que pode dificultar a chegada de mulheres na liderança. Enquanto um homem pode ser considerado assertivo, uma mulher pode ser interpretada como mandona. Ou seja, sucesso e ser agradável estão diretamente relacionados para homens, não se podendo dizer o mesmo para mulheres.


Sheryl Sandberg*, COO do “Facebook”, conta em palestras sobre um estudo de caso da Harvard Business School sobre expectativa de liderança. O estudo se baseia num perfil de mulher de sucesso (Heide) no mercado financeiro.


No estudo, dois grupos de estudantes receberam o mesmo perfil: a única diferença é que a mulher (Heide) foi trocada por um homem (Howard) no segundo grupo.


Ao analisar o perfil, os dois grupos consideraram se tratar de um líder competente. Ao serem perguntados se gostariam de trabalhar com este líder, o grupo com o “homem” aceitou sem contestação, gostaram de Howard, enquanto que o grupo que recebeu a “mulher”, ficou em dúvida, pois a consideraram pouco política, muito “cheia de si”, agressiva.


Trata-se de um estudo de caso, para debate acadêmico, mas a conclusão seria que existe um estereótipo para mulheres e homens. É esperado um determinado comportamento das mulheres. Características aceitas em homens, são indesejáveis em mulheres.


Você já sentiu isso na pele? Nós, do Finanças por Mulheres, infelizmente, passamos por esta experiência. Pior, na maior parte das vezes fomos descriminadas pelas próprias mulheres...


Vamos conversar mais sobre o tema depois....


 

* Assista à palestra e entrevista de Sheryl Sandberg, em inglês, um exemplo de liderança:


 

Fonte da Imagem: Mulheres na Liderança

 
9 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page