top of page
  • Foto do escritorFpM

Quem é o Novo Conselheiro?

Atualizado: 28 de jun. de 2021

Normalmente o mercado procura por Conselheiros com perfis previamente definidos, focando em áreas de conhecimento determinadas como Governança Corporativa, Finanças, Riscos, Planejamento Estratégico, Auditoria, Marketing, Tecnologia, dentre outros.


Mesmo antes da crise do novo coronavírus no início de 2020, diante dos desafios que os negócios estão enfrentando, seja através da inovação, da disrupção e mesmo da diversidade e da sustentabilidade, espera-se do novo conselheiro que ele entenda o momento de maturidade da empresa, que ele tenha capacidade de mobilizar e colocar em prática o conjunto de vivências e conhecimentos que adquiriu ao longo de sua carreira, sendo capaz, no entanto, de se reinventar, para que suas experiências passadas não limitem sua visão de futuro. Afinal, preservar valor e longevidade das empresas no mundo digital não é uma tarefa fácil.



A crise sem precedentes, alterou a dinâmica das relações sociais e expôs a fragilidade das cadeias produtivas. Mais do que nunca o conselheiro deve estar aberto a novos conhecimentos, a novos critérios de avaliação dos negócios, à adaptabilidade e até mesmo à aceitação de mais riscos. A crise faz o conselheiro repensar o que é essencial para o negócio ao mesmo tempo em que se aprofunda na revisão dos propósitos da organização, tomando decisões que reflitam adequadamente estes propósitos. Cada vez mais, as práticas sociais e de sustentabilidade ganharão peso na reputação das empresas, tornando-se importantes itens para geração de valor a longo prazo.


Durante a crise, o conselheiro teve que se aproximar mais da gestão, aumentando a parceria, antecipando cenários para que a empresa se diferencie no pós crise, visando sua perenidade.

O “novo normal” trará decisões mais difíceis e arriscadas. O consumidor de qualquer produto ou serviço estará mais engajado, requerendo mais transparência no relacionamento social.


O papel da tecnologia em prover serviços de qualidade e segurança será o suporte do desenvolvimento a longo prazo.


Cuidar do presente com o olhar no futuro, é um dos maiores desafios dos conselheiros na era atual.

 

Fonte da Imagem: Novo Conselheiro

 
23 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page