top of page
  • Foto do escritorFpM

Quants, os Magos de Wall Street

Atualizado: 2 de abr. de 2019

Quants é a profissão do momento no mercado financeiro. Em livre tradução seriam “Analistas Quantitativos”, profissionais especializados em matemática e métodos quantitativos.

Apesar da aplicação de “Finanças Quantitativas” ter se iniciado no início do século XX, o termo “Quants” começou a se popularizar somente em 2004, com o livro de Emanuel Derman (“My Life as a Quant: Reflections on Physics and Finance”).

O crescimento da sofisticação do mercado financeiro aumentou a demanda por estes profissionais que desenham e implementam modelos matemáticos complexos, relacionados à precificação de títulos financeiros* e à gestão de riscos.

*Títulos financeiros (“Financial Securities”) são certificados ou outros instrumentos financeiros com valor monetário para negociação, podem ser ações, títulos de dívida, debêntures.

Onde trabalham?

A maioria é contratada por bancos de investimentos e fundos de hedge. Ainda estão engatinhando em bancos comerciais, seguradoras, consultorias e empresas de software financeiro e de informações.

Algumas áreas de atuação são: estratégia de negociação de títulos, otimização de portfólio, gerenciamento de risco, análise de crédito e precificação de derivativos.

O que é necessário?

São essenciais habilidades de programação, conhecimento profundo de matemática e métodos quantitativos. As empresas buscam pessoas com qualificação diferenciada, mestrado ou até mesmo doutorado em áreas quantitativas como matemática, física e estatística. A maior parte dos “Quants” não tem formação formal em economia e o MBA não é passaporte para entrar na profissão.

A demanda por “Quants” é crescente. Seu campo de atuação, que inicialmente era bem específico, ampliou-se para outras áreas de finanças. Ainda tem muito espaço no mercado financeiro, e acreditamos que ainda serão abertos outros mercados além de finanças.

 

Uma pesquisa de 2011, realizada em Londres, encontrou apenas 7% de mulheres entre 600 profissionais em atividade.


Disponibilizamos o link do artigo, em inglês. "Mulheres Quants" acesso em 25/07/18

E no Brasil? Será que temos “Quants”? Vocês conhecem alguma? Conte para a gente!

 

Fonte da foto: Wix Wall Street

 
551 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page