• FpM

Cadastro Positivo em Crédito. É bom?

Atualizado: 27 de Jun de 2019

A nova lei do Cadastro Positivo foi sancionada pelo Senado em 08/abr/19. A expectativa é que seu impacto seja sentido em 6 meses.


Na lei anterior de 2011, em vigor desse agosto de 2013, o cadastro positivo era formado apenas por consumidores que solicitavam sua inclusão. A adesão foi menor do que o previsto. Na atual lei é o contrário, o bom histórico é incluído automaticamente. Mas não é obrigatório: se uma pessoa não quiser que seus dados sejam compartilhados precisa pedir a exclusão.



O que significa cadastro positivo?

Os bons pagadores passam a ter seus dados disponíveis para consulta. Esta mudança permite que a análise de risco de crédito deixe de ser apenas pelos dados negativos – de inadimplência – tornando a análise de crédito mais inclusiva.


A Lei é considerada inclusiva pois cada pessoa passa a ter escore (nota de crédito) que indica seu comportamento relacionado a pagamentos, facilitando seu aceite.


Em resumo, se trata de um grande banco de dados dos consumidores. Podendo ser comparado a um currículo de bom pagador.


O que entra no cálculo do escore?

A pessoa tem o direito de saber que dados são compartilhados e entram no escore, e também optar por não divulgá-los.


No cálculo do escore entram idade, profissão, estado civil, histórico de pagamentos, por exemplo, de contas de água, luz, telefone, cartões de crédito, entre outras.


Cada bureau de crédito usa própria metodologia de pontuação. O escore se divide entre baixo, médio e alto risco de inadimplência. Quanto mais alta a nota, menor o risco.


Qual a vantagem desta nova lei?

O cadastro positivo é visto como uma forma de aumentar o crédito. Na teoria, os bancos ficam mais confortáveis para liberar crédito e vão reduzir a inadimplência, uma vez que estarão investindo em bons pagadores. A boa consequência deste cenário é a redução taxa de juros.


Ainda não está claro como as empresas especialistas, como Serasa, Boa Vista e SPC, vão obter as informações.


Existe algum lado negativo?

O grande porém está na segurança de dados. Como as gestoras vão cuidar? É um desafio para as organizações. Se estes dados caírem nas mãos erradas podem gerar consequências desastrosas.


O que você acha sobre o tema? Conte para a gente!

Fonte da imagem: Cadastro positivo

#CadastroPositivo #Crédito #Risco #Score #Positivo #FinançasPessoais #Finanças


Brasil

 

   SP (11) 3637-5702

   RJ (21) 2523-3608

Todos Direitos Reservados

Desenvolvido em WIX por Finanças por Mulheres

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

Campo Belo - SP

 Ipanema - RJ