top of page
  • Foto do escritorFpM

Grafologia, O que é?

Atualizado: 6 de jun. de 2020

por APC Consult Assessment para FpM.


Ciência humanista, grafologia é uma técnica de observação e interpretação que possibilita o estudo da personalidade pelo exame de um manuscrito, que pode revelar o íntimo do ser, com nosso gesto gráfico quando estamos exprimindo vivamente nossos processos de evolução mental, embora não estejamos nos dando conta disso.


Em seus primórdios na Itália em 1622, surgiu o primeiro trabalho escrito pelo médico Camilo Balde e só em 1870, na França, foi assim denominada, pelo abade Hipólito Michon, caracterizando-se como um meio de interpretação simples de determinados traços de caráter, estendendo-se universalmente como método de investigação dentro da psicologia ou das ciências que têm por objetivo o estudo do homem.


Seu avanço, sobretudo com sua entrada nas universidades europeias e americanas, colocou esse tipo de estudo na primeira linha de interesse.


Grafologia, O que é?

A França, berço da grafologia, é hoje, um país que está na vanguarda da investigação grafológica, no seu aspecto genético, caracterológico, fisiológico, médico, estatístico, pedagógico, filosófico ou profissional. Seus congressos internacionais e suas semanas grafológicas reúnem sempre os grafólogos mais destacados da Europa e América do Norte.


Através da Grafoanálise, análise da letra que trabalha somente com manuscritos cuja autenticidade não possa ser posta em dúvida, o grafólogo estuda a personalidade, inclinações e comportamento do autor, fazendo o seu trabalho somente em atendimento a uma solicitação em caráter profissional ou particular.


Apesar de fornecer indícios de anomalias psíquicas, químicas ou físicas, o grafólogo abstém-se de diagnósticos de responsabilidade da área médica. Também não é um perito em grafotecnia, utilizada em criminalística, cujo objetivo é identificar a autenticidade de um documento tendo como meio a comparação das grafias de documentos.


A grafologia pode ser aplicada em:

  • Empresas, em processos de seleção, e adequação a função

  • Autoconhecimento, parceira societária e de casais

  • Orientação Vocacional e Profissional


No próximo artigo vamos explicar as aplicações da grafologia.

 

Fonte da Imagem: Grafologia

 
126 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page