• FpM

Afinal, o que é Disrupção?

O desenvolvimento da tecnologia afeta áreas tradicionais, transforma o mercado, em certos casos é revolucionária, é a chamada inovação disruptiva.

Disrupção ou Transformação? Vamos entender a diferença?


Disrupção é mais um termo recente associado à tecnologia. Usado pela 1ª vez em 1995 pelo professor de Harvard, Clayton Cristensen, disruption significa interromper.


Disrupção é usado para descrever inovações que desestabilizam empresas que eram líderes de setores. Revolucionam o mercado como conhecemos.


Como isso ocorre? Grandes empresas tendem a focar em inovações sustentadas, ou seja, em produtos mais rentáveis, deixando espaço aberto em produtos de menor valor. Os empreendedores enxergam esta oportunidade no mercado negligenciado pelos líderes do setor. Começam pequenos, com soluções alternativas de menor valor.


Vamos entender a diferença entre disrupção e transformação com dois exemplos:

Segundo o autor do termo, Cristensen, em artigo publicado em 2015 (link abaixo) o termo disrupção tem sido usado de forma mais ampliada, muitas vezes mal aplicado.

Por quê é importante diferenciar disrupção de transformação? A forma de enfrentar as mudanças são diferentes, com outra abordagem estratégica.


Exemplos típicos achados em diversos artigos sobre o tema disrupção são os de distribuição de filmes - Netflix versus Locadora de filmes - e transporte individual - UBER versus táxi.


Contudo, o exemplo típico de disrupção seria o mercado de locadoras de filmes, que praticamente acabou após a Netflix (ver história em link abaixo).


Seguindo esta tendência constatamos que para TVs e estúdios, o negócio continua mudando, sendo cada vez mais por demanda. Uma grande preocupação para a TV aberta que precisa estar atenta ao movimento. Como ficará no futuro próximo?


Levando ao pé da letra os conceitos de disrupção definidos pelo autor do termo não se aplicaria ao UBER* pois não contém todos seus elementos, se enquadraria no conceito de transformação.


Este movimento de mudanças em função da tecnologia afeta todas as áreas, o mercado também enxerga áreas tradicionais como Contabilidade, Auditoria e o Direito. Será? Sabemos que já ocorrem mudanças, seria transformação ou chegaria à disrupção?


* Se quiser saber mais sobre disrupção e avaliar se o conceito se aplica ao UBER ou não indicamos o texto original em inglês publicado na Harvard Business Review em dez/15 do “inventor” do termo “Disruption”, acesso em 23/10/2017


Um pouco da história da Netflix, acesso em 23/10/2017


* Sobre o UBER, fundado em São Francisco em 2009, chegou ao Brasil em 2014. Transformou o mercado de transporte individual no Brasil e no mundo. O artigo, em inglês, de 2016 demonstra estas transformações, algumas por vir, acesso em 23/10/2017


E você? Está percebendo transformações na sua área de atuação? Conte para gente!

Fonte das imagens: (1) Disrupção, (2) Transformação

#Tecnologia #Disrupção #Transformação #Risco #Estratégia #NetFlix #UBER

Brasil

 

   SP (11) 3637-5702

   RJ (21) 2523-3608

Todos Direitos Reservados

Desenvolvido em WIX por Finanças por Mulheres

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

Campo Belo - SP

 Ipanema - RJ