Afinal, o que é Disrupção?
O desenvolvimento da tecnologia afeta áreas tradicionais, transforma o mercado, em certos casos é revolucionária, é a chamada inovação disruptiva.

Disrupção ou Transformação? Vamos entender a diferença?
Disrupção é mais um termo recente associado à tecnologia. Usado pela 1ª vez em 1995 pelo professor de Harvard, Clayton Cristensen, disruption significa interromper.
Disrupção é usado para descrever inovações que desestabilizam empresas que eram líderes de setores. Revolucionam o mercado como conhecemos.
Como isso ocorre? Grandes empresas tendem a focar em inovações sustentadas, ou seja, em produtos mais rentáveis, deixando espaço aberto em produtos de menor valor. Os empreendedores enxergam esta oportunidade no mercado negligenciado pelos líderes do setor. Começam pequenos, com soluções alternativas de menor valor.
Vamos entender a diferença entre disrupção e transformação com dois exemplos:
Segundo o autor do termo, Cristensen, em artigo publicado em 2015 (link abaixo) o termo disrupção tem sido usado de forma mais ampliada, muitas vezes mal aplicado.
Por quê é importante diferenciar disrupção de transformação? A forma de enfrentar as mudanças são diferentes, com outra abordagem estratégica.
Exemplos típicos achados em diversos artigos sobre o tema disrupção são os de distribuição de filmes - Netflix versus Locadora de filmes - e transporte individual - UBER versus táxi.

Contudo, o exemplo típico de disrupção seria o mercado de locadoras de filmes, que praticamente acabou após a Netflix (ver h