top of page
  • Foto do escritorFpM

Empresas Familiares - Garantindo o Sucesso

Atualizado: 30 de jun. de 2021

Você sabe a importância das empresas familiares? A maior parte das empresas do Brasil é familiar, até mesmo as de capital aberto. Temos a Ipiranga, a Globo, Itaú-Unibanco, Gol, Votorantim e muitas outras. No mundo destacamos Wal-Mart, Ford Motors Co., Samsumg, Fiat, LÓreal, LG, BMW, dentre outras.

Há muitas vantagens numa estrutura familiar:

  • Processos de decisão mais ágeis

  • Foco no longo prazo, pois as tomadas de decisões visam à perpetuidade do negócio, em vez de lucro pontual

  • Maior facilidade para estabelecer acordos comerciais mais duradouros, estáveis e leais, que favoreçam a sobrevivência e o crescimento

  • Liderança respeitada e compromisso com o longo prazo dão mais estabilidade ao corpo funcional.

As maiores desvantagens seriam:

  • Decisões intempestivas: deve-se tomar cuidado para não tomar as decisões de forma emocional, abrindo mão de análises criteriosas, confundindo agilidade com informalidade.

  • Dificuldade de retenção de talentos é um ponto de atenção, e por isso, é recomendada a implantação de planos de carreira, que deixem claras as perspectivas de crescimento aos executivos não membros da família.

  • Falta de sucessores com interesse ou talento para gerir a empresa.

Para garantir o crescimento e a perpetuidade da empresa familiar é importante que os acionistas estejam cientes das 3 esferas de relacionamento: a empresa, a família e a propriedade (relações societárias entre os membros da família) e evitem a superposição dos interesses, seja através de acordos ou de comitês, que tratam dos assuntos da família separadamente. O importante é saber separar os papéis e definir qual o grau de superposição desejado em cada esfera.

Em empresas maiores, recomenda-se a criação de um “Family Office”, que cuida de todos os assuntos da família, evitando que empregados da empresa cuidem de assuntos pessoais dos acionistas, por exemplo.


O ponto mais crítico para as empresas familiares é a sucessão. Quantas empresas de grande potencial, fecharam quando seus fundadores faleceram sem deixar um sucessor definido! Por isso é recomendado ter um plano de sucessão, estabelecendo critérios de identificação e preparação de talentos para a substituição, através de princípios e processos acordados pelos membros da família.

Podemos ver que a empresa familiar é uma grande força econômica para um país. Por isso é importante que os sócios valorizem as boas práticas de gestão desde o início, para que o crescimento seja saudável, trazendo prosperidade para a família e contribuindo para a sociedade, através da geração de empregos e do desenvolvimento.

Visão externa, isenta, no momento de transição é fundamental. Vale a pena contratar um consultor para ajudar.

 

Fonte das imagens: (1) Empresa Familiar ; (2) Sucessão em empresa familiar

 
34 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page