top of page
  • Foto do escritorFpM

Eventos Climáticos, Infraestrutura e Turismo

As chuvas de mai/24 que afetaram o Rio Grande do Sul demonstram como o impacto dos eventos extremos podem afetar pessoas e vários setores da economia.


Já falamos no BlogFpM dos setores do agronegócio e seguros. Neste terceiro post sobre o impacto em setores escolhemos o turismo e infraestrutura.


Apesar da devastação não afetar certos pontos de visitação turística como o Vale das Hortênsias, as cidades de Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula, os acessos ficaram difíceis, com fechamento do aeroporto e estradas.


Convenhamos, quem desejaria ir para a região enquanto se escuta notícias de destruição? As imagens da devastação do Rio Grande do Sul foram chocantes. O aeroporto de Porto Alegre - Salgado Filho - ainda vai demorar a reabrir, as melhores previsões são para dez/24. Mais um baque para o setor de turismo que foi fortemente afetada pela pandemia.

Eventos extremos climáticos, infraestutura e turismo

Foi muita água. As chuvas de mai/24 no RS afetaram estradas, transporte, redes de energia elétrica, abastecimento de água, comunicações, e moradias. Ainda não se sabe o custo da reconstrução.


O que se sabe, houve falha de manutenção e prevenção. A pergunta que está no ar é: quanto o impacto poderia ter sido reduzido ou parcialmente prevenido apenas com manutenção de estruturas que já existem? Outra pergunta são os planos de prevenção atuais e futuros. O que será feito?


Soluções de prevenção de eventos extremos climáticos ultrapassa qualquer linha política. Apesar dos moradores locais serem os mais afetados, o preço é pago por toda a população, tendo em vista o impacto no PIB e inflação.


Voltando ao turismo, para o consumidor, cada vez mais é preciso estar atento ao tipo de passagem e reservas de hotel. Se são reembolsáveis ou cobertos por seguro.


Como podemos ver, eventos climáticos extremos afetam as pessoas e aumentam o risco dos negócios. Ninguém está seguro, tanto em cenário nacional como global. É preciso agir rápido, sem viés político.


 

Para saber mais sobre evento climáticos extremos:

O que são Eventos Climáticos Extremos por National Geographic Brasil, mai/24

 

Fonte da Imagem: Freepik

 
7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page