• FpM

Habilidades e Desafios dos Conselhos de Administração

O conselho de Administração é o principal órgão de governança de um empresa, pois a ele cabe decidir os rumos estratégicos, além de zelar pelos princípios, valores, objeto social e monitoramento das ações da diretoria em prol do cumprimento dos objetivos. É o responsável pela “criação do futuro” e para isso fornece as linhas mestras e diretrizes para alcançá-lo, sempre resguardando os interesses e preservando valores tangíveis e intangíveis da organização.


O papel dos conselheiros deve estar bem definido no seu regulamento interno, evitando superposição com as atribuições da diretoria executiva. A complexidade do ambiente de negócios em que vivemos demanda decisões mais seguras e inteligentes, o que requer eficiência e eficácia dos conselhos.


Que características deve ter um conselheiro nos dias de hoje?

  • a base financeira é fundamental para que se entenda a situação financeira atual da empresa e também para a análise da viabilidade de novos projetos, suas taxas de retorno, necessidades de financiamento, tendo em vista a geração de valor e a longevidade do negócio.

  • para que um plano financeiro seja elaborado, é essencial que se tenha uma estratégia clara, suportando este plano, que seja aderente ao negócio e às suas opções de inovação. Por isso, o conselheiro deve ter esta visão, sem esquecer dos princípios ASG (Ambiente, Social e Governança), cada vez mais valorizados pelos stakeholders.

  • habilidade de comunicação/relacionamento entre seus pares, a diretoria e outros órgãos, são diferenciais importantes. Saber se comunicar de forma clara, saber ouvir e entender o que os outros estão tentando comunicar são atributos que agregam valor às discussões.

  • valorização da cultura da empresa e dos grupos que a compõem, criando um ambiente propício à inovação, à implantação de novos projetos, à valorização dos talentos e o respeito à diversidade.

Tendo em vista a quantidade de tarefas envolvidas no papel dos conselhos e o baixo número de reuniões diante de tantos desafios complexos, é necessário um bom planejamento dos temas das reuniões, que devem ser bem fundamentados através de informações claras e dados suficientes. Para o bom funcionamento, é importante manter o foco na agenda, especialmente nos temas estratégicos, valorizando as questões objetivas, contribuindo para a dinâmica do grupo, o que gera confiança entre os membros.


Como a informação é a chave para a tomada de decisões, muitas vezes os conselhos trabalham com comitês específicos sobre os assuntos mais importantes, tais como auditoria, finanças, pessoas, sustentabilidade e riscos. Diante do papel que a tecnologia adquiriu para a sobrevivência dos negócios, o comitê de tecnologia passou a ter destaque em diversos setores.


Dependendo do tema, consultorias especializadas são contratadas para fornecer ao conselho os elementos necessários para subsidiar suas decisões.


A habilidade de monitorar o negócio atual, sem perder de vista a necessidade de se construir o futuro, continua sendo o grande desafio dos conselheiros.

Fonte da Imagem: Board meeting

#Govenança #Conselho #Administração #Comitês

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo