top of page

Habilidades e Desafios dos Conselhos de Administração

O conselho de Administração é o principal órgão de governança de um empresa, pois a ele cabe decidir os rumos estratégicos, além de zelar pelos princípios, valores, objeto social e monitoramento das ações da diretoria em prol do cumprimento dos objetivos. É o responsável pela “criação do futuro” e para isso fornece as linhas mestras e diretrizes para alcançá-lo, sempre resguardando os interesses e preservando valores tangíveis e intangíveis da organização.


O papel dos conselheiros deve estar bem definido no seu regulamento interno, evitando superposição com as atribuições da diretoria executiva. A complexidade do ambiente de negócios em que vivemos demanda decisões mais seguras e inteligentes, o que requer eficiência e eficácia dos conselhos.


Que características deve ter um conselheiro nos dias de hoje?

  • a base financeira é fundamental para que se entenda a situação financeira atual da empresa e também para a análise da viabilidade de novos projetos, suas taxas de retorno, necessidades de financiamento, tendo em vista a geração de valor e a longevidade do negócio.

  • para que um plano financeiro seja elaborado, é essencial que se tenha uma estratégia clara, suportando este plano, que seja aderente ao negócio e às suas opções de inovação. Por isso, o conselheiro deve ter esta visão, sem esquecer dos princípios ASG (Ambiente, Social e Governança)