top of page

Importância do Plano de Negócios para Empreendedores

Empreender é tudo de bom, um sonho de muitas pessoas. Mas não se deve contar com a sorte. A sorte existe, mas é para poucos. Na maior parte das vezes empreender exige muito estudo e preparo. É importantíssima a montagem do plano / modelo de negócios, até porque o empreendedor, de forma geral, é um otimista e tende a minimizar os riscos envolvidos. Além disso, cada jornada é única.

Empreendedor desenvolvendo Business Plan (Plano de negócios ; modelo de negócios)
Fonte da Imagem: Abstrato vetor criado por vectorjuice - br.freepik.com

Uma vez aberto o negócio é preciso acompanhar “na unha”, ajustar os parâmetros iniciais, que podem ter sido otimistas ou pessimistas. Logo, não se pode ficar preso a ideias concebidas antes da implantação. O estudo inicial é um plano estático, um orientador. E todos torcemos para que o plano original tenha sido pessimista, que a realidade se mostre melhor que o esperado.


​O dia a dia é “vivo” e por isso o plano/ modelo de negócios precisa ser reavaliado constantemente. O mundo real é mais complexo e traz consequências, muitas vezes inesperadas.​


Dados estatísticos* confirmam que a mortalidade das empresas é grande nos dois primeiros anos de atuação. Sendo os principais fatores:

  • Falta de planejamento prévio, ou seja, ausência de um plano de negócios estruturado e de informações sobre mercado (clientes, concorrentes, fornecedores)

  • Gestão empresarial, conhecimento do setor e experiência

  • Desconhecimento da necessidade de capital de giro, que se trata da falta de recursos para cobrir diferenças entre prazos de recebimento e de pagamento das obrigações.

importância do Plano de Negócios (modelo de negócios) (business plan) para empreendedores

Antes de empreender, ou mesmo que já tenha iniciado o negócio, recomendamos conversar com um profissional especialista no desenvolvimento de plano de negócios (Business Plan). Um olhar isento e diferente pode ajudar na concepção do negócio ou na correção de rumos. Um plano de negócios bem elaborado evita perda de recursos, energia e muita dor de cabeça.


Vamos continuar com o tema em outros artigos....

 

*Para saber mais sobre a sobrevivência das empresas disponibilizamos pesquisas do Sebrae, IBGE, e artigos publicados contendo resumo relacionados com o tema, todos com acesso em 09/ago/21:

 

Fonte da Imagem: (1) Freepik por vectorjuice; (2) Wix Jewelry Store

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page