Índices de comércio varejista medem a receita e o volume de vendas por período mensal. É um indicador importante de tendências da atividade econômica.
Os índices mais utilizados no Brasil são calculados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) é publicada com defasagem pouco maior que um mês. Os dados de janeiro, por exemplo, são publicados no início de março. A série se iniciou no Rio de Janeiro em 1995, expandindo a partir de 1997 para outras regiões. É considerado como ano base (índice 100) a média mensal do ano 2014, adotado a partir de jan/2017.
Os índices do IBGE se dividem por regiões e segmentos de atividades. Além dos dados nominais, que são os valores correntes, o IBGE disponibiliza séries ajustadas sazonalmente, ou seja, tirando impacto de eventos anuais que impactam em vendas, por ex, o Natal em dezembro.
(1) Índice Varejo se divide em 8 grupos, listados abaixo
1. Combustíveis e lubrificantes
2. Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios bebidas e fumo
2.1. Hipermercados e supermercados
3. Tecidos, vestuário e calçados
4. Móveis e eletrodomésticos
4.1. Móveis
4.2. Eletrodomésticos
5. Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos
6. Livros, jornais, revistas e papelaria
7. Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação
8. Outros artigos de uso pessoal e doméstico
(2) Índice Varejo ampliado, agrega atividades de veículos e material de construção, incluindo o ramo atacadista.
Para saber mais sobre a metodologia e determinação dos índices, indicamos o arquivo disponibilizado pelo IBGE.
Por que estes dados são importantes?
Para o governo, indica setores e regiões que podem ter políticas públicas direcionadas. Os segmentos são afetados de forma diferente.
Nas empresas, o histórico permite verificar tendências de mercado, bem como das regiões. Excelente ferramenta para o planejamento de negócios das empresas.
Você tem avaliado a sua empresa em relação ao seu mercado de atuação? Escolha pelo menos um dos índice disponíveis no mercado, aquele que considera mais aderente aos seu negócio. Ao comparar com seu segmento / região, pode constatar sua posição, e planejar, corrigir rumos. Na dúvida, contrate um consultor. Vale a pena.
Fonte da Imagem: (1) Barômetro do Comércio
Comments