top of page
  • Foto do escritorFpM

Meme Stocks, Investidor Sardinha e Mídias Sociais

Investidor sardinha é um jargão do mercado financeiro para se referir ao pequeno investidor, com pouco capital, em contraste com os tubarões que lidam com grandes valores, a maioria investidores institucionais como bancos de investimentos e fundos de pensão.

Em muitos casos o termo "investidor sardinha" é usado de forma pejorativa, indicando o investidor  iniciante, pouco experiente para lidar com analise de dadas e oscilações do mercado, suscetíveis a seguir “o cardume”.

Sardinhas, por serem pequenos, não conseguem individualmente modificar o ambiente de mercado.


O que aconteceria caso as sardinhas se unissem?

Este movimento foi possível com as mídias sociais, ganhando força na pandemia.


 

Meme, do grego, significa imitação. No mundo da internet se refere a rapidez de disseminação de uma informação, “a viralização”. Geralmente memes são imagens, vídeos ou gifs.


Ações memes são de empresas listadas em Bolsa que ganham visibilidade (viralizam) através das mídias sociais e fóruns.


Se trata de um movimento, onde os pequenos investidores podem se unir para alterar o comportamento do mercado, aumentando os preços das ações, que tomou força durante a pandemia. 

O mercado e as agências reguladoras têm acompanhado o movimento. Do ponto de vista de regulação do mercado é difícil provar que ocorre manipulação, pois são investidores do varejo.

 

A revolta das sardinhas em jan/21. A primeira ação meme.

GameStop é rede de lojas especializada em jogos de videogames, fundada em 1984, no Texas, EUA, com capital aberto desde 1988., chegou a ter mais de 6mil lojas espalhadas em 13 países.

A empresa tinha um modelo de negócios considerado obsoleto por analistas de Wall Street, oferecendo produtos em fase de substituição tecnológica, somados a concorrência de vendas pela internet.


Com este cenário em 2020, havia apostas de desvalorização de suas ações por grandes investidores. Mas, as mídias sociais conjugada com a pandemia mudaram tudo....


Os pequenos investidores fizeram a ação da companhia disparar de US$ 19,26 no final de dez/20 para impressionantes US$ 380 na máxima registrada em 27/jan/21 na Bolsa de Nova York (Nyse) – uma alta de mais de 1.800% - através de um movimento orquestrado em um fórum de discussão Wall Street Bets (WSB), do Reddit,


A operação foi tão grande que quebrou alguns fundos de investimentos nos EUA. A GameStop é considerada a 1a ação meme.


 

No mundo das mídias sociais, uma simples postagem no Twitter de um investidor, ou até mesmo de um curioso, pode desencadear todo um movimento. Uma meme atingiu uma instituição financeira tradicional - Credit Suisse - em out/22.


Existe bastante debate sobre o tema. Vamos acompanhar...

 

Para saber mais sobre o movimento meme e o caso GameStop, com acesso em 27/out/22:

 

Fonte das Imagens:

(1) Sardine by Kate for Unplash

(2) TIP by Joshua for Unplash

(3) Javier Martínez fou Unplash

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page