• FpM

Miopia em Gestão. Como Evitar?

Atualizado: Jun 10

Miopia em marketing, de Theodore Levitt, é um clássico do marketing da década de 60. Os conceitos continuam válidos e acreditamos que possam ser estendidos para outras áreas, em especial na gestão.


Para quem ainda não conhece estes conceitos sugerimos a leitura do texto disponível no link a seguir. Se você já conhece, vale a pena rever o quão atuais são as ideias que este autor ilustra com exemplos reais, link: Miopia em Marketing


Miopia em Gestão

Se no passado era importante acompanhar as novas tendências, no mundo atual, com mudanças muito rápidas, a agilidade, o foco na gestão e no comportamento dos clientes são fundamentais para a sobrevivência e reinvenção do negócio.


É neste ponto que uma empresa que conta com ferramentas de gestão, em especial indicadores financeiros e de mercado, tem uma vantagem competitiva em relação às demais.


Como consultoras temos atendido clientes de médio porte que estão na 2ª ou 3ª geração, em sua maior parte em negócios familiares fundados pelos pais e avós, com anos de mercado.


Em geral observamos que a quando a 2ª geração assume o negócio, sua tendência é de revitalizá-lo, trazendo novas ideias e promovendo o crescimento. Muitas vezes a fórmula se esgota, indicando que a empresa precisa ser reinventada novamente.


Na maioria dos casos, o empresário só procura uma consultoria financeira, estratégica ou organizacional quando o lucro cai ou é inferior ao esperado pelos acionistas. Afinal os números são implacáveis! Fica difícil lidar com a própria resistência e com a necessidade de reinvenção, já que o negócio deu certo por muito tempo.


O que mudar? Como consultoria em estrategia e finanças pode ajudar

A consultoria financeira e/ou estratégica é muito eficiente e eficaz neste momento. Os números, quando bem estudados não mentem e indicam as áreas que precisam ser reformuladas. O consultor nesta hora, é um orientador valioso. Pode-se chegar a conclusões muito interessantes, como a revisão de processos (aproveitando a evolução tecnológica, por exemplo) que geram redução de despesas e de tempo gasto nas atividades até a decisão de venda do negócio.


Muitos empresários de sucesso tendem a contratar consultorias periodicamente . Querem uma visão diferente, não poluída pelo dia a dia, mesmo que o consultor não domine o mercado de atuação da empresa. Outros querem o choque de gestão, tirando os funcionários da zona de conforto, estimulando sua criatividade e a competição saudável.


Como está seu negócio? Algum dia você pensou como poderia reinventá-lo? Já parou para fazer um planejamento de futuro, avaliando seus pontos fortes e fracos?

​Fonte das imagens: (1) Miopia em Marketing, (2) O que mudar?

#Gestão #Finanças #Estratégia #Indicadores #Gestão #Risco #Sucessão #FpMconsultoria #FpMserviçoes

16 visualizações

Posts recentes

Ver tudo