top of page
  • Foto do escritorFpM

Monitoração do Trabalho na Era Digital

Faz sentido manter o horário de trabalho de 9:00 as 18:00 com o trabalho remoto?


O digital misturou a vida pessoal com a profissional. Este movimento estava acontecendo com a popularização do smartphone e aplicativos como whatsapp, quando os horários fora do expediente passaram a ser invadidos para todos.


Indo um tempo atrás, a invasão começou quando começaram os e-mails que podiam chegar a qualquer momento. Ou seja, o impacto da tecnologia é sentido muito tempo atrás, a diferença é que ficavam restritos a acessar na empresa. A pandemia 2020 acelerou as mudanças e questionamentos que estavam em andamento

Horas de Trabalho, Produtividade, Performance


Os profissionais vivem uma transformação cultural, tendo em vista que a presença física para muitas funções não é necessária.


Cada vez mais o trabalho precisa ser medido por “disponibilidade e produtividade”, que não significa horários seguidos, podendo uma pessoa trabalhar em “horários quebrados” em vez de fixos, ou por performance.

A pergunta que fica é "o que é performance?”

Não é tão fácil medir para atividades que não são padrão. Uma pessoa mais detalhista pode ser prejudicada quando avaliada pela média, mas faz toda a diferença, por exemplo, na medicina. Enfim, as empresas precisam ter cuidados ao adotar parâmetros estatísticos para não descartar profissionais de excelência, diferenciados.


Por outro lado, os horários precisam ser mantidos para quem trabalha em fábricas, em produção, onde existe a necessidade da presença. E estes podem se sentir menos favorecidos por terem menos flexibilidade.


Como conciliar isto tudo? Como ficam as leis trabalhistas? São muitas perguntas a responder nesta nova configuração do trabalho, ainda sem respostas. Vamos acompanhar.

 
 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page