• FpM

Nômade Digital

Atualizado: 29 de set.

Já imaginou conhecer o mundo sem parar de trabalhar? Ou aumentar o seu poder compra em função da diferença cambial?

Nômade digital é aquele que pode trabalhar em qualquer lugar do mundo, basta ter uma boa conexão com a internet e equipamento adequado.


A pandemia acelerou o processo de trabalho a distância, muitas profissões se adequaram ao modelo, abrindo caminho para a experiência de trabalhar em movimento, em lugares temporários, tanto como emprego fixo, autônomo ou empreendedores.
 

O nômade digital pode escolher morar períodos em outros países, conhecendo os lugares e cultura com tranquilidade, além disso, aproveitar para aperfeiçoar/ aprender o idioma.


Uma das vantagens é a possibilidade de escolher viver onde o câmbio está mais favorável e assim aumentar o poder de compra, tendo vida mais confortável ou economizando. Como exemplo em set/22, existem profissionais que ganham em Reais e moram temporariamente na Argentina


Atualmente já existe ecossistema para os nômades digitais, e investidores apostando em vilas para o segmento, sendo que o Brasil está no mapa, com previsão da primeira vila em 2023 em Natal.


É possível encontrar pontos de referência*, como Chiang Mai na Tailândia, com boa infraestrutura e baixo custo de vida, e locais que estão no radar

* Alguns lugares indicados por dois nômades brasileiros
(1) Minhas 10 cidades favoritas para viver como nômade digital. Matheus de Souza. 06/set/22
(2) 5 lugares ideais para ser nômade digital. Sophia Costa. 28/abr/22  

A grande desvantagem do nômade digital é praticamente a mesma do trabalho autônomo, com falta de rotina e instabilidade da renda. Existem períodos com muito trabalho, e outros de ociosidade. É preciso ter reserva financeira para estes períodos de baixa.

Em uma época que se discute bastante as relações de trabalho, a transformação digital permite adotar um estilo de vida sem parar de trabalhar na área de atuação, ou desistir de carreira.


A maioria mantem uma base no seu local de origem. Provavelmente, em algum momento da jornada pessoal outra base será escolhida, podendo ser, ou não, o ponto de partida.


 

Você conhece algum nômade digital? Aqui estão alguns brasileiros. A maioria está na estrada antes da pandemia. Qual terá sido o impacto da pandemia? Será que pararam por mais tempo em algum lugar? E como fica para a frente, será que muitas pessoas vão aderir ?

 

Fonte da Imagem: (1) Freepik, (2) Vectorjuice on Freepik

 

#economiacriativa #comportamento #digital #estilodevida #carreira #globalização #cambio #finançaspessoais

14 visualizações

Posts recentes

Ver tudo