top of page

Orçamento Familiar em Tempo de Pandemia

Atualizado: 30 de jun. de 2021

Os orçamentos familiar e pessoal passaram por uma verdadeira revolução com a pandemia, impactados pela nova forma de trabalhar e pelo isolamento social.

Orçamento Familiar em Tempo de Pandemia

A composição dos gastos familiares e pessoais foi alterada de tal forma que a maior parte das pessoas de classe média que mantiveram sua renda, viram sua poupança aumentar.


Alguns fatores que influenciaram:

  • O trabalho em home office teve impacto significativo na redução da despesas de alimentação fora de casa, transporte e vestuário.

  • A obrigatoriedade do controle da pandemia impactou em redução atividades de lazer como cinema, teatro, restaurantes e viagens.


Por outro lado, aumentaram os custos com alimentação em casa, artigos de residência, comunicação, luz.


A composição destes itens fez surgir, na maior parte das famílias, uma economia inesperada. Uma parte desta economia foi convertida em bens duráveis, como computadores, eletrodomésticos e até mesmo, material de construção. As residências foram se adequando à nova forma de trabalho.


Após esta “economia forçada”, a pergunta que fica é como será o pós-pandemia? Os gastos retornarão à composição anterior? Provavelmente não, tendo em vista que o home office e os novos hábitos vieram para ficar e provocaram questionamentos quanto aos gastos e à qualidade de vida.


Como consequência, muitos estão com um bom problema para resolver: onde aplicar esta poupança?

 
 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page