top of page
  • Foto do escritorFpM

Origem do Marketing

por Ana Lúcia Tavares para FpM.


Vejamos um pouco da história do termo: “Marketing”. Surgiu no pós-guerra, na década de 50 do século passado, quando os países se esforçaram para reconstruir as indústrias e as empresas focaram em produzir em larga escala para suprir a demanda reprimida por produtos. Ocorreram múltiplas ofertas de produtos junto com a necessidade de criar diferenciais entre eles e ajustar a oferta de produtos à demanda do mercado.


Os seguintes elementos fazem parte do “composto de Marketing”, também conhecido como “Mix de Marketing” ou variáveis controláveis e são usados para se chegar à diferenciação dos produtos e serviços:

a) Produto – inclui os bens ou serviços, ideias e valores. Leva em conta as características, a qualidade, o design, a marca, embalagens, tamanhos, garantias e devoluções.

a) Preço – contempla o preço base, descontos, formas e prazos de pagamento

b) Praça – representa os canais de distribuição, locais, transporte e armazenagem

c) Promoção – são as ferramentas de comunicação: venda pessoal, propaganda, promoção de vendas, publicidade, relações públicas, assessoria de imprensa, merchandise, internet e marketing direto.


Segundo Kotler (2006), “marketing é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos e serviços de valor com outros”.



O termo Marketing muitas vezes é confundido com vendas, promoção, propaganda, criar uma imagem positiva... Esta confusão decorre principalmente, da utilização de alguns dos seus elementos, os mais visíveis, a propaganda e a promoção como sinônimo de marketing.


Concluímos que o processo de Marketing é bem mais complexo e transita por conhecimento de mercado, do consumidor, análise da concorrência e intermediários e do mercado onde se atua. Especialmente com as inovações tecnológicas, os conceitos de marketing estão se ampliando e novas formas de comunicação e venda estão se consolidando.

 

Fonte da Imagem: (1) Processo de Mktg

 
70 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page