• FpM

Reflexões Sobre Estratégia

Estratégia é um tema que nunca se esgota. Podemos ter diversas abordagens, que sempre são úteis para nos ajudar a planejar.

Cada negócio precisa de uma estratégia diferente, podendo até diferir entre setores da mesma empresa.

Uma área de marketing, por exemplo, pode ter uma estratégia mais ágil que uma área de produção. Isto vai requerer habilidades diferentes para cada gestor e também maior atenção da direção.


Como os cenários são cada vez mais imprevisíveis, se a empresa tiver uma estrutura pesada, baseada em grandes investimentos, deve ficar mais atenta aos movimentos da concorrência e ao comportamento dos clientes, uma vez que a implantação de mudanças vai requerer mais tempo.


Reflexões Sobre Estratégia

No caso de uma startup, ocorre o contrário: os ciclos de planejamento são curtos e até mesmo contínuos, já que se encontra em um ambiente de alta competição, com a demanda ainda difícil de se prever e sendo a inovação uma oportunidade e uma ameaça, pois novos entrantes podem revolucionar o mercado. Daí a importância de fazerem parte de ecossistemas de clientes, fornecedores e complementadores de seu serviço. Foi o que se verificou no início da operação das big techs (Facebook, Google, Apple), que se juntaram ou compraram desenvolvedores de aplicativos que alavancaram seus negócios e multiplicaram o número de usuários.


Empresas mais maduras, têm como estratégia a melhora da operação, de modo a obter mais eficiência e lucro, sabendo que o ciclo de seu produto/serviço pode estar acabando. Não podem deixar de pensar em inovação diante deste risco.


Para se ter uma estratégia de sucesso, é fundamental ter uma vantagem competitiva em relação a seus concorrentes e mais importante, a proposta de valor de seu produto ou serviço deve ser percebida por seu cliente!

Toda estratégia deve ter uma proposta de geração de valor para a empresa e stakeholders, ter seus riscos mapeados, o investimento requerido controlado e um acompanhamento rigoroso de seus resultados versus o planejado.

Algumas grandes empresas têm adotado uma narrativa para fundamentar sua estratégia. Em geral, é um texto que descreve com clareza os objetivos e iniciativas, tornando mais fácil sua disseminação entre gestores, colaboradores e mercado. É uma ferramenta interessante, pois faz com que haja um esforço de transformar a estratégia em um compromisso prático, de fácil comunicação entre todos os envolvidos.


Nós do Finanças por Mulheres, entendemos que planejamento estratégico é fundamental para empresas de qualquer porte e ciclo de vida. O importante é capturar oportunidades no mercado, promovendo resultados cada vez melhores e contribuindo para a longevidade do negócio! Fale com a gente!

Fonte da Imagem: Reflexões Sobre Estratégia

#Estratégia #Planejamento #Reflexões #FpMserviços #FpMconsultoria

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo