top of page
  • Foto do escritorFpM

A Pandemia é um Cisne Negro?

Atualizado: 19 de ago. de 2021

Cisne Negro remete a uma história ocorrida na Austrália no século XVII, quando foi descoberto por exploradores o primeiro cisne negro, derrubando o senso comum dos europeus que “todos os cisnes são brancos”.


Desde 2007, com o lançamento do livro “A Lógica do Cisne Negro”, de Nassim Taleb*, o termo Cisne Negro virou sinônimo de evento raro, imprevisível, com impacto de grandes proporções para os afetados e consequências desconhecidas, podendo ser boas ou ruins. Em estatística é considerado como ponto fora da curva, um outlier.


Cisne Negro e a Pandemia de 2020

O exemplo mais utilizado de Cisne Negro na literatura tem sido o das Torres Gêmeas de 11/set/2001. Quem imaginaria um atentado terrorista por avião em plena Nova Iorque? Esta ação teve consequências no comportamento mundial, por exemplo, alterando as regras de segurança dos aeroportos.


Se olharmos por outro lado, este era um evento previsto, esperado, pelas poucas pessoas envolvidas na preparação do ataque às Torres Gêmeas. O outro lado da moeda.


“Cisne Negro” é muito usado para descrever crises financeiras, como a de 2008. O que faz sentido, por ser a base de suas observações, a fonte de inspiração de Taleb. Ele é conhecido por prever estas crises que são imprevisíveis para a maior parte da população.


E a pandemia? É um Cisne Negro?

Segundo Taleb, o surgimento do vírus foi inesperado em relação ao momento e ao local de origem, mas era um evento previsível, afinal, surgem novos vírus o tempo todo, podemos exemplificar com a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-COV) de 2012.


Uma vez detectado o COVID19, se espalhou rapidamente em função das viagens, da globalização. No ponto de vista de Taleb, a propagação não é um Cisne Negro e poderia ter sido diminuída, contida, com ações rápidas, como máscaras e evitando aglomerações.


Um bom debate! Afinal, o autor do termo "Cisne Negro" considera que não se aplica para a pandemia. Interessante pensar por este ponto de vista: uma vez surgido o vírus, a pandemia seria esperada. O Cisne Negro seria o próprio vírus e as consequências ainda são desconhecidas tanto na saúde como na economia.

 

*Nassim Taleb nasceu no Líbano em 1960, matemático de formação, MBA por Wharton e PhD pela Universidade de Paris. Investidor na Bolsa de Nova York conseguiu cedo sua independência financeira, com apenas 27 anos. Passou a se dedicar à vida acadêmica em 2006. Escreveu vários livros relacionados à estatística com influência da economia comportamental. Professor de Engenharia de Riscos na Universidade de Nova York (NYU). O Cisne Negro é sua obra mais famosa.

 

Para saber mais, nos vídeos abaixo, em inglês, Taleb explica o seu ponto de vista: https://www.youtube.com/watch?v=kixi_Ob4hCM de 24/04/2020


E depois? O seguinte artigo, em inglês, vai adiante citando "Grey Swan" (cisne cinza), onde enquadra os riscos climáticos: The corona pandemic: a white swan, not a black swan

 

Fonte das Imagens: (1) Wix Unplash - Black Swan by Phoenis Han (2) Wix Unplash by United Nations COVID-19 Response

 
734 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page