top of page
  • Foto do escritorFpM

Agentes Autônomos de Investimentos

Atualizado: 15 de jul. de 2021

Os Agentes Autônomos de Investimentos (AAI) atuam como intermediários na compra de produtos financeiros, auxiliando com informação na decisão de investimentos. A profissão é regulamentada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), podendo exercer as seguintes atividades:

  • prospecção e captação de clientes;

  • recebimento, registro e processamento de ordens de investimento nos sistemas

  • prestação de informações acerca dos produtos e serviços oferecidos pela instituição da qual é contratado

Os agentes, também conhecidos no mercado como assessores de investimentos, são pessoas físicas que podem exercer a atividade sob a forma de firma individual ou de sociedade. Os AAIs são credenciados por uma determinada instituição financeira, corretoras e distribuidoras de valores, sem vínculo empregatício.


Agente Autônomo de Investimentos - AAIs

Qual o perfil do agente autônomo?

O agente autônomo é um empreendedor. Como em todo negócio é preciso muita dedicação. Ter um perfil comercial para alavancar sua base de potenciais investidores associado a conhecimento técnico dos produtos financeiros são fundamentais para o sucesso na profissão.


A remuneração é função do acordado com a instituição contratante, usualmente por transação e tipo de produto. O volume se consegue com uma boa carteira de clientes.

A formação acadêmica tende a ser em economia, administração ou contabilidade. A maioria teve experiência profissional em instituições financeiras.


Como se tornar um agente autônomo? São 4 passos...

(1) Obter certificação pela ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias), que foi aprovada pela CVM como entidade credenciadora em out/2012.

(2) Solicitar o credenciamento na ANCORD

(3) Aderir ao código de conduta


Grandes instituições financeiras se utilizam deste modelo de negócios, como a XPi, Safra, BTG. A nomenclatura tende a ser “Assessor de Investimentos”. É uma profissão com boas oportunidades de ganhos. Em abril/21 existem quase 1.200 cadastros ativos na CVM.


Importante!

Existem outras atividades regulamentadas pela CVM, como Consultor de Valores Mobiliários. Nesta categoria constam 825 cadastros ativos na CVM em abril/21. Para ter o registro é preciso obter certificação pela AMBIMA ou entidades internacionais.

 

Nem todos que trabalham com educação financeira precisam do registro na CVM e de certificações, que são importantes para quem comercializa e distribui produtos financeiros.


Saiba mais sobre atuação na área de educação financeira no nosso artigo, a diferença entre planejamento financeiro e assessoria de investimentos: Educador Financeiro.

 

Fonte da Imagem: Wix Unplash Scott Graham

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page