top of page
  • Foto do escritorFpM

Ascensão da Economia Prateada

Atualizado: 24 de fev. de 2022

A demografia mundial está mudando de forma rápida. A população que mais cresce no mundo se enquadra no grupo acima de 65 anos, reflexo dos avanços em saúde pública, desenvolvimento econômico e social.


A população mundial acima de 65 anos em 2019 estava em 703 milhões segundo estudo sobre envelhecimento publicado pelas Nações Unidas, mais que o dobro da década de 80 e previsão de atingir 1,6 bilhão em 2050.


Mercado Prateado

O envelhecimento da população é uma realidade, trazendo grandes desafios nos próximos anos, com transformações sociais e mudanças no mercado. O mundo se depara com a ascensão da “economia prateada”.


O conceito de economia prateada tem sua origem na década de 70 no Japão que já sentia o envelhecimento da população, consequentemente a necessidade aumentar facilidade e produtos para a população mais velha. Nascia o conceito de “mercado prateado”.

Silver Dollars - Economia Prateada

O termo prateado, portanto, além de referência aos cabelos, se refere as valiosas moedas de prata americanas (Silver Dollars), pois acredita-se que será o mercado com maior crescimento, aumentando significativamente representatividade na economia deste mercado.


O que é único e sem precedentes neste movimento é ausência de fronteiras. Ocorrerá em todos os países. Empresas terão que abraçar a curva demográfica com uma nova gama de produtos e serviços, criando um círculo virtuoso de inovações.


Para quem deseja empreender neste mercado em franca ascensão, com muitas oportunidades. Vale a pensa contratar um consultor para montagem da estratégia e do business plan.


 

Para saber mais disponibilizamos o relatório das Nações Unidas, em inglês: Word Population Ageing 2019


A McKinsey tem um relatório interessante relacionado ao tema de 2015, em inglês: A Window of Opportunity For Europe


 
 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page