A demografia mundial está mudando de forma rápida. A população que mais cresce no mundo se enquadra no grupo acima de 65 anos, reflexo dos avanços em saúde pública, desenvolvimento econômico e social.
A população mundial acima de 65 anos em 2019 estava em 703 milhões segundo estudo sobre envelhecimento publicado pelas Nações Unidas, mais que o dobro da década de 80 e previsão de atingir 1,6 bilhão em 2050.
O envelhecimento da população é uma realidade, trazendo grandes desafios nos próximos anos, com transformações sociais e mudanças no mercado. O mundo se depara com a ascensão da “economia prateada”.
O conceito de economia prateada tem sua origem na década de 70 no Japão que já sentia o envelhecimento da população, consequentemente a necessidade aumentar facilidade e produtos para a população mais velha. Nascia o conceito de “mercado prateado”.
O termo prateado, portanto, além de referência aos cabelos, se refere as valiosas moedas de prata americanas (Silver Dollars), pois acredita-se que será o mercado com maior crescimento, aumentando significativamente representatividade na economia deste mercado.
O que é único e sem precedentes neste movimento é ausência de fronteiras. Ocorrerá em todos os países. Empresas terão que abraçar a curva demográfica com uma nova gama de produtos e serviços, criando um círculo virtuoso de inovações.
Para quem deseja empreender neste mercado em franca ascensão, com muitas oportunidades. Vale a pensa contratar um consultor para montagem da estratégia e do business plan.
Para saber mais disponibilizamos o relatório das Nações Unidas, em inglês: Word Population Ageing 2019
A McKinsey tem um relatório interessante relacionado ao tema de 2015, em inglês: A Window of Opportunity For Europe
Fonte da Imagem: (1) Mercado Prateado; (2) Economia Prateada - Silver Dollars
Σχόλια