top of page
  • Foto do escritorFpM

Geração Prateada nas Empresas

Atualizado: 24 de fev. de 2022

Geração prateada define a população com 50 anos ou mais. Alguns autores segmentam a partir de 60 anos, outros com 55. Independentemente deste debate, é a população que mais cresce no mundo, gerando a “economia prateada”, assunto de outro post.


Grandes empresas estão apostando na contratação neste segmento, criando programas direcionados, visando diversidade e inclusão. Cada programa tem uma característica:

· alguns focados em estudantes de nível superior,

· grande parte é direcionada a determinados setores das companhias,

· outros exigem apenas ensino médio.


Geração Prateada - Cinquenta mais

Vamos a alguns exemplos?


Na Unilever, o programa “Senhor Estagiário” lançado em 2019 para 55+, segue as mesmas regras do programa de trainees de estudantes de nível superior.


A Biofarmacêutica Takeda, localizada em São Paulo, adota programa semelhante de estagiários acima de 50 anos nas áreas de administração, ciências da computação, gestão de projetos e tecnologia da informação. As inscrições estavam abertas em set/20.


Grupo DPSP (Drogarias Pacheco e São Paulo) ao criar o “Farma 50+ em 2018 abriu vagas para farmacêuticos.


Empresas pioneiras no Brasil no movimento de contratação da geração prateada lançaram seus programas em 2017.

A GOL em 2017 lançou o programa “Experiência na Bagagem” para contratação de 50+, recrutamento voltado à área de atendimento ao cliente.


O programa “Geração Senior” da TOTVS também começou em 2017.


“Talentos Experientes” é o programa do grupo GBarbosa de Salvador, que foi lançado em 2017.


Na amostra que analisamos, a maior parte das empresas foca em atividades ligadas a atendimento e administrativas, sem necessidade de nível universitário.

A Vivo, com seu “Projeto 50+”, estimula a contratação deste perfil em lojas da operadora.


A Votorantim, em Curitiba, tem o programa MIME (Melhor Idade, Melhor Emprego)

direcionado para assistentes administrativos acima de 45 anos daquela cidade.


O ponto comum entre estas empresas é que todas acreditam que a combinação entre gerações produz ganhos. Os profissionais seniores se destacam pela responsabilidade, dedicação, lealdade, maturidade emocional e experiência enquanto os jovens agregam novas visões do mundo.


Um dos objetivos é se preparar para o envelhecimento da população, tendo em vista que haverá escassez de mão de obra mais jovem.


O movimento é recente, mas já é uma pequena semente, oferecendo ainda poucas vagas, mas que ganhou fôlego no Brasil em 2019. A maioria das vagas se concentra em São Paulo.


Gostaríamos que esta inclusão fosse aplicada por todas as empresas, virando uma tendência. Não sabemos o efeito da pandemia na manutenção dos projetos nem temos informações sobre a performance. Você tem alguma informação ou exemplo para compartilhar?

 

Fonte da Imagem: Geração prateada

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page