top of page
  • Foto do escritorFpM

Investidores da Bolsa de Valores (B3)

Atualizado: 19 de jul. de 2021

Perfil de investidores na bolsa de valores em 2020

O cadastro de pessoas físicas na Bolsa de Valores de SP (B3) continua com o crescimento acelerado iniciado em 2018, ultrapassando mais 3 milhões no final de out/20. Em março/20, como divulgamos no blog, estava em 2,2 milhões, crescimento de 37%. UAU! A participação de mulheres aumentou ligeiramente para 26%, mas ainda tem um potencial de crescimento muito grande pela frente.

O perfil médio de idade e de valor investido por faixa tem a seguinte configuração:

  • Maior número de contas está concentrado nos investidores abaixo de 45 anos.

  • Os maiores investidores em volume financeiro se concentram acima desta faixa, principalmente os de mais de 66 anos. Quem disse que os investidores mais velhos têm aversão a risco e não buscam oportunidades?

Por outro lado, faz sentido os mais jovens terem uma menor participação em valor (R$). A grande maioria ainda está começando a aplicar neste mercado como experimentação, além de estarem na fase de construção de patrimônio.


Um fato interessante é a existência do investidor-mirim, até 15 anos. São minoria por motivos óbvios, já que a maioria não gera renda própria. Mesmo assim, já são 13mil inscritos na B3. Especialistas acreditam que está correndo uma migração dos tradicionais produtos para esta idade como a poupança e a previdência privada. Uma boa notícia, pois pode estar demonstrando busca por investimentos melhores de longo prazo, ou seja, uma maior consciência de educação financeira das famílias.


Nós, do Finanças por Mulheres, acompanhamos esta mudança de comportamento com muita satisfação. Lembrando que é preciso ficar atento ao seu perfil de risco* e à necessidade de acompanhar de perto o mercado.


Gostaríamos muito de saber como tem sido a experiência dos novos investidores, seu nível de satisfação e as dificuldades sentidas, principalmente as mulheres e os jovens abaixo de 15 anos. Compartilhem a experiência! Conta para a gente neste espaço!


 

Para saber mais sobre o perfil de investidores na bolsa disponibilizamos os relatórios da B3:

Nosso artigo anterior publicado em 06/abril/20: Cadastro da Bolsa Aumenta durante a Pandemia

 

Fonte da Imagem: Wix Stock Market Data

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page