top of page

Aventura de Comprar Óculos

Atualizado: 4 de jul. de 2021

A aventura de comprar óculos foi um tema escolhido para debate em uma turma da matéria “Formação e Gestão de Preços” do curso de administração de uma faculdade renomada no Brasil.


Por que foi escolhido este mercado? Todo mundo um dia vai usar óculos de grau... Mas antes disso, quem nunca se apaixonou por óculos escuros?

Comprar óculos, uma experiência que parece simples, é muito mais complicado do que parece.

Além do aspecto “embelezamento”, os óculos podem ser vistos como uma moldura do rosto, um acessório que precisa estar condizente com a personalidade da pessoa, e aliar praticidade. Além disso, existe o fator técnico, que lente usar, onde se encontra o maior problema...


A ideia do debate com os alunos era identificar as estratégias de precificação adotadas pelas empresas do mercado de óticas e promover a troca de experiências pessoais. Neste artigo optamos por não informar as empresas citadas pelos alunos.



O que apareceu no depoimento dos alunos? Dividimos em duas categorias, óculos escuros e de grau.


No segmento de óculos escuros foram citadas marcas conhecidas do mercado. Marcas de luxo foram valorizadas nesta segmentação. Vários alunos compararam com os valores em dólar. Comentaram que durante a pandemia os preços não acompanharam variação cambial, sendo possível comprar mais barato no Brasil. Um fator interessante é que nenhum aluno comentou sobre qualidade e especificidades da lente.


Já em óculos de grau, todos tinham uma experiência desagradável para relatar. Foi unânime em uma amostra de 20 alunos. O que mais chamou atenção foi a constatação de vendedores mal preparados e desmotivados.


Ficou claro que no segmento de óculos de grau a importância de:

· bom atendimento,

· serviços complementares,

· pacotes de lente + armação,

· garantia

· certificações de qualidade, por se tratar de um produto relacionado à saúde dos olhos.


A maior parte dos alunos citou preocupação com saúde e impacto de longo prazo. Compram em ótica de bairro, buscando um profissional confiável. Ao serem bem atendidos se tornaram fiéis.


Um dos alunos inclusive, após mudar de cidade, chega a se deslocar 250Km para ser atendido por profissional de sua confiança, pagando um preço maior.


Compram pela internet?

Existe aceitação na compra de óculos de grau pela internet, sendo um assunto com opiniões divididas.


Duas Oportunidades detectadas no debate:

  • Interessante verificar que foi identificada oportunidade de mercado para a profissão de “visagista”.

  • Entre as empresas citadas nas discussões, não foi encontrada nenhuma especializada na geração prateada, aqueles acima de 50 anos, que é um público cativo e crescente.

Muito a pesquisar. No nosso entender o setor precisa de melhorias.

 

Fonte da imagem: WIX Grafitti de Mulher com Óculos

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page