• FpM

Business Analytics

Atualizado: 23 de Jun de 2019

por Celina Gomes para FpM


Com a evolução da Tecnologia da Informação, os sistemas transacionais são uma realidade nas empresas, automatizando tarefas, que agiliza a execução destas, além de diminuir a probabilidade de erros humanos tais como digitar números errados e esquecer registros.

Cresce então a quantidade de registros, o que permite a análise a posteriori de operações efetuadas.


Os sistemas transacionais nos dão uma “fotografia” da operação, e executam as tarefas de gestão do inventário contabilidade, contas a pagar. Se quisermos nos aprofundar em análise do tipo: onde gastamos mais no mês passado, ou ter uma visão do consumo de determinado produto, termos que recorrer a outro tipo de ferramenta, que é o que chamamos Business Analytics.


Este tipo de sistema cruza as informações de várias outras aplicações da empresa, além de permitir a persistência de informações de uma aplicação específica ao longo do tempo.



Basicamente existem 3 tipos de análises:


(1) Descritiva – através da correção de dados, descreve os eventos já ocorridos, reportando os eventos. Normalmente são usadas ferramentas de Business Intelligence (BI), que permitem ao usuário final da informação criar relatórios e fazer o drill-down da informação, isto é, passar da informação mais agregada até a informação mais detalhada, conforme o foco de sua análise ou investigação.


(2) Preditiva - tem como objetivo fazer previsões, ou forecasts, através de análises das informações históricas já obtidas. É bastante utilizada em Marketing.


(3) Prescritiva – através de análises estatísticas mais sofisticadas, utiliza os dados para responder a questionamentos do negócio e recomendar linhas de ação, tais como gestão de estoques e inventário, ou gestão de preços, para citar apenas alguns exemplos.

Por fim, vale lembrar que a produtividade destas ferramentas demanda investimento na modelagem da informação a ser capturada dos sistemas transacionais e da existência de objetivos claros na gestão do negócio.


É sabido que a melhor tecnologia não irá ajudar se não tivermos claro o uso que dermos a ela. O envolvimento de um time multidisciplinar, tanto técnico, quanto da área usuária dos dados é fator crítico de sucesso para aplicações que tragam valor ao negócio.

Fonte da Imagem: BA

#Tecnologia #BusinessAnalytics #Planejamento #Estatística #Gestão #CelinaGomes

8 visualizações

Brasil

 

   SP (11) 3637-5702

   RJ (21) 2523-3608

Todos Direitos Reservados

Desenvolvido em WIX por Finanças por Mulheres

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

Campo Belo - SP

 Ipanema - RJ