top of page
  • Foto do escritorFpM

Cartão de Crédito. Como Usar?

Uma pesquisa do Banco Mundial de 2017 indica que no Brasil 27% da população acima de 15 anos tem cartão de crédito. A participação dos EUA se encontra em 60%, enquanto a média mundial de 144 países se encontra em 10%.

Cartão de crédito. Como usar?

Cartão de crédito é um ótimo recurso quando usado corretamente. Entendendo seu funcionamento é possível aproveitar as vantagens e evitar a sua grande armadilha - o endividamento.

Compre agora e pague depois

O cartão de crédito pode ser uma excelente ferramenta de organização financeira. Entre seus benefícios:

(1) Concentração os pagamentos no mesmo dia

(2) Facilidade de acompanhar as despesas através da fatura


Outra vantagem são os benefícios e recompensas oferecidos pelas operadoras ligados a fidelidade, como milhagens, que podem ser transformadas em produtos, cash-back, e tantos outros.


Em um país com inflação e altas taxas de juros, como o Brasil. O dinheiro do pagamento a vista pode ficar rendendo. Se a loja oferecer parcelamento sem juros, utilize o máximo de parcelas. Por outro lado, jamais atrase o pagamento....



Quais os problemas do cartão de crédito?

O maior deles é o endividamento e, como consequência os juros cobrados pelo crédito. Os juros para postergação do pagamento tendem a ser os mais altos do mercado.

Sempre pague integralmente a fatura

Cartão de crédito não é renda adicional. Deve ser visto como "organização" de pagamento.


Para evitar endividamento é recomendado limitar o valor do crédito disponível, e acima de tudo, evitar compras desnecessárias, por impulso.


Importante não confundir o conceito de crédito rotativo, aquele que retorna após o pagamento, relacionado ao limite concedido ao solicitar o cartão, com os juros cobrados por rolagem da dívida.


Outro fator são custos e exigências que precisam ser inferiores aos benefícios oferecidos. Ao escolher um cartão, fique atento para que seja mais aderente ao seu perfil de gastos. Analise a existência de anuidades, taxas, consumo mínimo mensal.

Não faça compras para ganhar pontuação.
O custo de comprar algo que não se precisa tende a ser maior que o benefício.

Compras internacionais e viagens tem mais um elemento, o risco da variação cambial e impostos (IOF) sobre operação financeiro. No Brasil a taxa está 6,38% em 2022.


Outros cuidados:

Se o cartão não oferecer o benefício, faça seguro contra fraude e roubo.

Nunca empreste o seu cartão para terceiros, nem informe sua senha.


Atenção! Jamais use cartão de crédito como complemento de renda. Caso se endivide no cartão, é recomendado buscar alternativas mais baratas de financiamentos e quitar o mais rápido possível.


Em caso de dúvida e orientação, entre em contato.

 

Fonte da imagem:

(1) Cartão de Crédito - by www.freepik.com - vector created by pikisuperstar

(2) Calendário de pagamentos - by Freepik.com - vector created by macrovector

 
27 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page