top of page
  • Foto do escritorFpM

Dificuldade de Acesso a Crédito Pessoal

Você já teve dificuldade na obtenção de crédito? É muito mais comum do que parece. Uma pesquisa efetuada pela Boa Vista, indicou que 80% dos consumidores brasileiros já tiveram alguma dificuldade.


A pesquisa, publicada no final de 2021, efetuada através de um questionário de autopreenchimento contou com participação acima de 500 respostas, de todas as regiões do país e classes sociais.

Os principais motivos indicados para dificuldade em obter crédito, apenas 2 itens representam 82% dos motivos:

  • 51% com restrição ao nome (dívidas vencidas e não pagas registradas nos serviços de proteção ao crédito como Serasa, SPC, Boa Vista SCPC e Quod).

  • 31% com baixo score

  • 12% não tem comprovação de renda

  • 02% sem conta em banco


Fica uma reflexão, por que tanta gente respondeu que tem dificuldade de pagar as dívidas? Como se endividaram? E como resolver?

Sobre o 2º motivo, score é pontuação que indica o perfil de pagador, pode ser obtida nos birô de crédito. Outras organizações calculam mas não divulgam, como os bancos.


O cálculo se baseia no comportamento de compras relacionados ao CPF, no caso dos Birôs, com os dados que o Birô tem acesso, como conta de luz, telefone, cartão de crédito. Leva em conta pontualidade.


Está curioso em saber seu score? Ao pesquisar vai encontrar valores diferentes, pois cada empresa tem sua própria metodologia e acesso a diferentes dados

Uma alta pontuação de score aumenta as chances de conseguir crédito, melhores taxas de juros e condições de pagamento. Importante frisar que não é sinônimo de crédito aprovado.


 

Caso esteja endividado, recomendamos a ajuda de um especialista para ajudar na solução.

Ter acesso a crédito é muito importante para a realização de sonhos e objetivos, como da casa própria.

 

Outros artigos no blog relacionados ao tema

 

Fonte da Imagem: Credit Score by Freepik

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page