top of page
  • Foto do escritorFpM

Como Fazer O Orçamento da Sua Empresa

Já vimos a importância do acompanhamento dos relatórios gerenciais mensais de desempenho das empresas. Mas, para termos uma base de comparação com o que estávamos prevendo, e corrigir rumos, é necessário ter um orçamento, que é a projeção do que esperamos acontecer ao longo do ano que se inicia (ou qualquer período de tempo).


Como fazer o orçamento da sua empresa

O ideal é que antes de se fazer o orçamento, seja preparado um plano estratégico, que pode ser de mais de um ano. No entanto, o orçamento só detalharia o 1º ano deste plano.


De posse do orçamento, é fundamental se projetar o fluxo de caixa a ele vinculado.

Em primeiro lugar, é necessário definir as premissas macroeconômicas de inflação e taxas de juros. Estas servirão de base para estimarmos o crescimento de vendas, de despesas de pessoal, do custo de energia e telecomunicações e de outros contratos/despesas, conforme sua cláusula de reajuste, que em geral são vinculadas a algum índice. Algumas despesas podem ter aumentos reais, acima da inflação.


Se sua empresa atua em mais de um ramo, é importante separar os negócios de modo que se tenha informação sobre a performance de cada um, aprimorando a tomada de decisões de investimento.


Vendas é o item mais importante do negócio e para projetá-la temos que entender como está se comportando nosso mercado consumidor. Está crescendo acima da inflação? Temos alguma vantagem competitiva/inovação que nos permitirá ganhos de mercado? Vamos intensificar despesas de marketing para alavancar estas vendas? Como é um item chave para o negócio, sugerimos fazer pelo menos 3 cenários de vendas: otimista, realista e pessimista. Desta forma, perceberemos a variabilidade dos resultados, podendo tomar medidas antecipadamente em cada caso.


Se sua empresa vende mercadorias, é muito importante avaliar o que está se passando com seus fornecedores: você tem diversificação ou está concentrado em poucos fornecedores, que desta forma teriam mais pressão para aumentar preços? É viável buscar novas alternativas? Estas são perguntas que devem sempre ser feitas. Com base nesta análise será projetado o custo da mercadoria vendida. De acordo com a natureza do negócio os impostos sobre vendas devem ser calculados.


Já no caso de empresas de serviço, em geral o custo de pessoal é um dos mais significativos.


Para estimar as despesas com pessoal, deve-se considerar se haverá aumento ou redução de quadro, qual seu impacto no custo e os dissídios esperados para cada categoria. Deve-se tomar o cuidado de calcular os valores nos meses em que as contratações, desligamentos ou reajustes estão previstos para ocorrer. No caso de reduções, é importante calcular o custo das demissões, que poderá ter grande impacto no fluxo de caixa.


As despesas de marketing estarão vinculadas ao plano estratégico e à expectativa de vendas e por isso podem ser relevantes. Atualmente, quase todos os negócios tem um braço on-line e por isso as despesas com telecomunicações e logística têm ganhado peso na composição dos custos. Ficar atento às novas ofertas de fornecedores e acompanhar estes custos pode trazer melhores resultados.


Com a crise da pandemia, surgem possibilidades de negociação de aluguéis, seja através de redução no preço/m2 ou no espaço. Custo de manutenção predial, de máquinas e equipamentos, segurança, limpeza, materiais de consumo também serão estimados e têm correlação com a área ocupada e com o nº de colaboradores.


As viagens também tiveram muita redução diante do sucesso das reuniões virtuais.

Estas análises podem ser feitas para todas as despesas de seu negócio.


De posse destas estimativas, cria-se o ORÇAMENTO ANUAL, aberto mês a mês, que será um espelho do DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS. Mensalmente os resultados devem ser comparados com o orçamento, avaliando-se a performance do negócio.


Nós, do Finanças por Mulheres, somos especialista na elaboração de orçamentos e relatórios gerenciais e podemos contribuir muito para os resultados do seu negócio.


Atualmente pequenos negócios têm grandes oportunidades de crescimento e um bom sistema de controle é muito útil para dar suporte sólido aos planos!

 

Fonte da imagem: Wix Meeting

 

62 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page