Como Fazer o Orçamento da Empresa
- FpM

- 26 de jan. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de nov.
O orçamento empresarial, ou planejamento financeiro, é a projeção do que os gestores de uma empresa esperam acontecer ao longo do ano que se inicia (ou qualquer período). É a base de comparação para acompanhar os resultados, e corrigir rumos. Como fazer?

O ideal é que antes de se fazer o orçamento, seja preparado um plano estratégico de médio/ longo prazo, por exemplo, 5 anos. No entanto, o orçamento (planejamento financeiro) só detalharia o 1º ano deste plano.
Em primeiro lugar, é necessário definir o momento econômico, por meio de premissas macroeconômicas de inflação e taxas de juros. Estas servirão de base para estimar o crescimento de vendas, de despesas de pessoal, e gastos em geral como a despesa de energia e telecomunicações, bem como, outros contratos, conforme sua cláusula de reajuste, que, em geral, são vinculadas a algum índice. Algumas despesas podem ter aumentos reais, acima da inflação.
Se sua empresa atua em mais de um ramo, é importante separar os negócios de modo que se tenha informação sobre a performance de cada um, aprimorando a tomada de decisões de investimento.
Vendas é o item mais importante do negócio e para projetá-la temos que entender como está se comportando nosso mercado consumidor. Está crescendo acima da inflação? Tem alguma vantagem competitiva/inovação que nos permitirá ganhos de mercado? Vai intensificar despesas de marketing para alavancar estas vendas? Como é um item chave para o negócio, sugerimos fazer pelo menos 3 cenários de vendas: otimista, realista e pessimista. Desta forma, perceberemos a variabilidade dos resultados, podendo tomar medidas antecipadamente em cada caso.
Elaborar o orçamento é um importante exercício de reflexão, por exemplo, se a empresa, está no segmento de comércio (varejo ou atacado), é muito importante avaliar o que está se passando com os fornecedores, se é diversificado ou concentrado, para evitar possível quebras de fornecimento, pressão de preços, e verificar se existem alternativas melhores.
Já no caso de empresas de serviço, em geral, o custo de pessoal é um dos mais significativos.
Para estimar as despesas com pessoal, deve-se considerar se haverá aumento ou redução de quadro, qual seu impacto no custo e os dissídios esperados para cada categoria. Deve-se tomar o cuidado de calcular os valores nos meses em que as contratações, desligamentos ou reajustes estão previstos para ocorrer. No caso de reduções, é importante calcular o custo das demissões, que poderá ter grande impacto no fluxo de caixa.
As despesas de marketing estarão vinculadas ao plano estratégico e à expectativa de vendas e por isso podem ser relevantes. Atualmente, quase todos os negócios têm um braço on-line e por isso as despesas com telecomunicações e logística têm ganhado peso na composição dos custos. Ficar atento às novas ofertas de fornecedores e acompanhar estes custos pode trazer melhores resultados.
Com a crise da pandemia, por exemplo, surgiram possibilidades de negociação de aluguéis, seja por meio de redução no preço/m2 ou no espaço. Custo de manutenção predial, de máquinas e equipamentos, segurança, limpeza, materiais de consumo também serão estimados e têm correlação com a área ocupada e com o nº de colaboradores.
As viagens também tiveram muita redução diante do sucesso das reuniões virtuais.
Estas análises podem ser feitas para todas as despesas de seu negócio.
De posse destas estimativas, cria-se o ORÇAMENTO ANUAL, aberto mês a mês, que será um espelho do DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS (DRE). Tambem é fundamental projetar o fluxo de caixa a ele vinculado.
Mensalmente os resultados devem ser comparados com o orçamento, avaliando-se a performance do negócio.
Nós, do Finanças por Mulheres, somos especialistas na elaboração de orçamentos e relatórios gerenciais e podemos contribuir muito para os resultados do seu negócio.
Atualmente pequenos negócios têm grandes oportunidades de crescimento e um bom sistema de controle é muito útil para dar suporte sólido aos planos!
Fonte da imagem: Wix Meeting





Comentários