Planejamento Financeiro, também chamado de Orçamento Empresarial, é a projeção do que se espera por um período. O padrão é detalhar 12 meses, seguindo o ano calendário.
O ideal é que o orçamento anual seja baseado em plano estratégico de longo prazo, pelo menos 3 anos, sendo um guia para avaliar o realizado e corrigir rumos rapidamente.
Ao iniciar o processo orçamentário é necessário definir as premissas macroeconômicas, principalmente inflação e crescimento da economia (PIB). Estes dados são importantes para a a previsão de receitas e dos gastos. As empresas buscam crescimento real, ou seja, acima da inflação e do PIB.
Receita de vendas é o item mais importante do negócio e para projetá-la é importante avaliar o comportando do mercado consumidor, avaliar os concorrentes, e os produtos oferecidos.
Venda está crescendo em quantidade e em valores?
Como está o preço médio? Acima ou abaixo dos concorrentes?
Como está o ciclo dos produtos?
Quais os riscos envolvidos? Existem novos entrantes? Risco Tecnológico? Seu negocio passa por um um momento de disrupção?
Avaliar fornecedores e seus prazos de pagamento, política de crédito ao cliente, politica de estoque são itens importantíssimos da operação que determinam a necessidade de capital de giro (NCG), principalmente em empresas comerciais e industriais.
Em empresas de serviços, em geral o custo de pessoal é o item mais significativo.
Quanto as despesas....
Um ponto importante ao elaborar o orçamento é classificar as despesas em fixos e variáveis. Gastos variáveis são aqueles relacionados com uma base, por ex, comissão sobre vendas e marketing, são fixos em percentual e variam em valor. Gastos fixos, por sua vez, são aqueles que mantem o valor (R$) por determinado período, normalmente se enquadram nesta classificação despesas com pessoal e aluguel.
Em crises como da pandemia, surgem novas oportunidades e cuidados adicionais. Nestes momentos as empresas com maior planejamento e controle tendem a se sair melhor.
O Planejamento Financeiro Anual deve ser detalhado, aberto mês a mês, a ser comparado com o realizado, através dos demonstrativos contábeis e gerenciais, como o Demonstrativo de Resultados (DRE), Balanço Patrimonial (BP), Fluxo de Caixa (DFC), avaliando-se a performance do negócio.
A maioria das empresas desenvolve seu planejamento financeiro no ultimo trimestre do ano. É recomendado que não seja estático, seja reavaliado constantemente, um padrão sguido pelo mercado é o trimestral.
Ao elaborar o planejamento financeiro é indicado fazer pelo menos 3 (três) cenários de resultado otimista, realista e pessimista. Determinado o pior cenário esperado é possível ter planos de contingência traçados.
Um bom sistema de planejamento e controle é fundamental para tomada de decisão. Nossa recomendação é que invista na elaboração do seu planejamento financeiro e em sistemas de informação.
Fonte da imagem: Orçamento Empresarial
Comentarios