top of page
  • Foto do escritorFpM

Conhecendo os Mercados Primário e Secundário

Atualizado: 28 de jun. de 2021

O mercado de ações tem ganhado projeção entre os mais diversos tipos de investidores, tendo em vista a queda na taxa de juros e a falta de opções de investimento de maior rentabilidade.


Para decidir melhor sobre seus investimentos, é importante conhecer suas terminologias e as linhas gerais de funcionamento. Vamos lá!


Mercado primário, IPO, Mercado secundário

A 1ª venda de uma ação ou título para o investidor se dá no MERCADO PRIMÁRIO. Se é a 1ª vez que a empresa emite este título, chamamos de IPO (Initial Public Offer) daquele título. Este termo é comumente usado para a 1ª oferta de ações.


O IPO significa a abertura de capital daquela empresa, que passa a ter suas ações negociadas na bolsa e seu valor determinado pelo mercado, quando o volume vendido é significativo.


Após o IPO, se a empresa emite novo lote de ações, chamamos de EMISSÃO PÚBLICA de AÇÕES. Somente empresas abertas podem oferecer ações ao público.


Para se vender uma ação, é necessário que esta oferta seja registrada na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que é o órgão regulador do mercado. É exigida das empresas a divulgação de informações em prospecto próprio do lançamento das ações para que o público investidor tenha elementos para avaliar os riscos do investimento.


As principais motivações para uma empresa abrir seu capital ou lançar mais ações no mercado são o financiamento de projetos, a reestruturação de dívidas, facilitar mudanças no controle acionário, dentre outras.


Normalmente as empresas contratam consultorias especializadas para determinar o valor, a quantidade e a forma de distribuição das ações. Em seguida é contratado um agente financeiro, o underwriter, que fica “responsável” pela venda das ações.


O MERCADO SECUNDÁRIO é aquele em que as transações ocorrem entre os investidores depois que o título foi lançado pela 1ª vez no mercado. O mais visível é o mercado de ações na BOLSA DE VALORES e o de maior volume financeiro é o mercado de títulos públicos.

 

Fonte da Imagem: Wix Stock Exchange

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page