O envelhecimento da população é um fenômeno global que traz consigo uma série de desafios e oportunidades. Aumento da expectativa de vida, declínio da taxa de natalidade e mudanças nos padrões demográficos são algumas das principais características desse processo.
No Brasil, segundo o IBGE, a população atingiu 203 milhões de habitantes em 2022. A estimativa é que o pico se dará em 2041, com pouco mais de 220 milhões de habitantes.
A faixa etária com maior concentração no censo de 2022 se encontra entre 35-45 anos, sendo que a idade média subiu e de 28 para 35 anos entre o censo de 2010 e 2022.
Em 1990 eram 7,1 milhões de habitantes tinham mais de 60 anos. A expectativa é alcançar 40 milhões em 2030, representando 18% da população. Participação que tende a aumentar a medida que se afastar do pico.
Se por um lado o envelhecimento da população implica em desafios do governo e sociedade, também se abrem oportunidades, tanto de negócios como sociais.
3 (três) Desafios:
Sustentabilidade da Previdência social: o envelhecimento da população coloca pressão nos modelos atuais de pensões e aposentadorias. É preciso repensar o modelo e encontrar formas de garantir a sustentabilidade financeira dos sistemas, tendo em vista que a razão de dependência (número de aposentados crescente em relação à base de trabalhadores ativos).
Sistemas de Saúde: à medida que a população envelhece aumenta a demanda por cuidados com doenças crônicas, como diabete e hipertensão. É necessário investir em prevenção, reabilitação e cuidados de longa duração para evitar sobrecarregar os sistemas de saúde.
Infraestrutura: adaptação da infraestrutura urbana e moradias para atender às necessidades dos idosos, como a construção de rampas, elevadores e espaços de lazer acessíveis.
3 (três) Oportunidades
Mercado de trabalho: aumento da permanência e incentivo à participação dos idosos no mercado de trabalho, convívio de gerações com passagem de conhecimento, conjugado com novas formas de trabalho.
Mercado consumidor (inovação): Aumento do poder aquisitivo dos idosos ao manter trabalho remunerado, e necessidades oriundas do envelhecimento, geram necessidade de inovação de produtos e serviços.
Educação de qualidade: com menos jovens terá menos pressão de abertura de escolas, pode-se focar em melhorar a qualidade da educação.
O envelhecimento da população é um processo complexo que exige uma resposta multifacetada. Ao abordar os desafios e aproveitar as oportunidades, pode-se construir uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável para todas as gerações.
Fonte da imagem: (1) freepik , (2) (3) IBGE
#admnistração #sustentabilidade #tendência #transformação #mercado #oportunidade #estratégia #economiaprateada #envelhecimento #cinquenamais
Comentarios