top of page
  • Foto do escritorFpM

Documentoscopia e Grafoscopia

A utilização de documentos falsos para fraude é mais comum do que se imagina, principalmente em bancos e empresas de telefonia. Fraude de identidade é o processo de se passar por outra pessoa.


Apesar da informatização estar cada dia mais presente, ainda usamos documentos físicos, o que inclui identificações como carteira de motorista, contratos assinados em cartório, bancos, e outras instituições. É preciso estar sempre atento para minimizar o impacto de fraude nas organizações.

Documentoscopia

Documentoscopia e Grafoscopia são técnicas consagradas, que visam analisar a autenticidade de documentos e promover segurança no ambiente de negócios.


Documentoscopia tem como objetivo identificar a integridade e autenticidade dos documentos. A análise investiga se o documento foi produzido por quem é atribuído, se sofre alteração ou até mesmo montagem. Portanto, é a técnica de examinar e identificar falsificação de documentos.


Grafoscopia, é a ciência que estuda e analisa a grafia. Através da técnica é possível determinar a autenticidade de uma assinatura e/ou autoria de uma escrita.


As duas técnicas estão relacionadas, se complementam, tanto a grafoscopia como a documentoscopia são aliadas para reduzir fraudes relacionadas a contratos e empréstimos. Muitas empresas usam em análise de crédito. Fazem parte da estratégia antifraude, redução de riscos, das empresas e instituições financeiras.


Cocumenstoscopia

 

Fonte da Imagem: (1) Wix unplash Romain Dancre (2) Documenstoscopia

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page