• FpM

Empreendedor por Necessidade

Atualizado: Jun 10


Empreender é seu sonho? Nem todo mundo deseja empreender, ser dono de um negócio. Nós mesmas do Finanças por Mulheres, tivemos carreira executiva em grandes empresas e não pensávamos no assunto até pouco tempo atrás.


A transformação que está ocorrendo na sociedade em função da tecnologia e do envelhecimento da população muda as perspectivas. As carreiras são mais efêmeras, profissões têm surgido e desaparecido e também é preciso se manter produtivo por mais tempo.

No Brasil ainda se tem o agravante da crise e do baixo crescimento econômico nos últimos 3 anos, reduzindo a criação de empregos.

A Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua (PNAD) do IBGE, publicada em 31/jul/18 indica em torno de 13 milhões de desempregados no 2º trimestre de 2018, equivalendo à taxa de desocupação de 12,4% da população economicamente ativa. Esta taxa tem se mantido acima de 10,0% desde o início de 2016.

Estamos, portanto, diante do empreendedorismo por necessidade. Uma vez que as pessoas não conseguem se recolocar no mercado de trabalho, precisam buscar novas formas para sobreviver. Muitas vezes hobbies e interesses pessoais viram geração de renda.

Pesquisa da Serasa indica aumento de nascimento de pequenas empresas no 1º semestre de 2018, a maior desde que a série se iniciou em 2010. Os principais segmentos são alimentação (8,1%), seguidos por serviços de beleza (7,6%), e reparos/manutenção (7,0%)Ao empreender, em qualquer situação, é recomendável fazer um plano de negócios e buscar diferenciação. É preciso treinamento nas áreas em que irão atuar, por exemplo, maquiador, eletricista. Também é fundamental ter noções de controle financeiro.

Ainda não sabemos se empreendedores por necessidade se sairão melhor ou pior do que aqueles que buscaram seu sonho. Afinal, enfrentam o desafio de se reinventar, buscam um diferencial, uma oportunidade. A dificuldade pode ser transformadora! O futuro dirá!

Se você está pensando em empreender, invista no desenvolvimento do modelo de negócios e, posteriormente, no acompanhamento financeiro. Vale a pena!

Para saber mais indicamos os seguintes links:

(1) IBGE sobre a pesquisa PNAD - publicado em 31/jul/18, acesso em 01/10/18

(2) Ranking Serasa de abertura de empresas – publicado em 03/set/18,acesso em 01/10/18

Fonte da Imagem: Empreendedores por necessidade

#Empreendedorismo #Transformação #CinquentaMais #Mercado #Profissional #Comportamento #FpMconsultoria #FpMserviços

Posts recentes

Ver tudo