• FpM

Existe Etiqueta Diante da Câmera?

Atualizado: Mai 19

Etiqueta é um conjunto de normas e condutas que demonstram educação e respeito com os interlocutores, são regras de boa convivência.

Após o advento da internet foi criada a Netiqueta, junção das palavras Net e etiqueta, um conjunto de regras de boas maneiras adaptadas à realidade de comunicação on-line e aos milhões de usuários.

Um exemplo marcante destas regras é “falar, não gritar. Ou seja, escrever em LETRAS MAIÚSCULAS na internet significa “GRITAR”. Um incauto pode ser mal interpretado ao usá-las. Frases em maiúsculas são aceitáveis apenas em títulos, ou avisos urgentes.


Para enfatizar palavras, utilizar os seguintes recursos: sublinhar, itálico, negrito, trocar a cor, “grifar” (palavras ou frases entre asteriscos).


Quando for preciso demonstrar sentimentos, pode-se usar os emoticons ou figuras pequenas.



Respondendo se existe etiqueta diante da câmera... Sim! As regras de Netiquta foram ampliadas para as reuniões com a acesso a vídeo. As pessoas não estão mais escondidas. É preciso evitar gafes nas reuniões on-line, principalmente de trabalho.

Antes de começar uma reunião interativa, aquela em que participa ativamente, com possibilidade de vídeo, voz e escrita (chat) verifique sua câmera, microfone, áudio.


Reunião com vídeo - Evite gafe

Pontos importantes:


(1) Local

Escolha um local da sua casa tranquilo, silencioso. Dê preferência a um fundo neutro, com boa iluminação. Evite expor sua privacidade e criar distrações.

(2) Roupas

As roupas devem ser as mesmas que usa normalmente, no seu dia a dia. O cabelo deve estar penteado. Se você usar maquiagem habitualmente, mantenha o padrão.

(3) Linguagem corporal

Olhe para a câmera ao falar e ouvir. Procure sentar-se ereto. Evite se balançar na cadeira, movimentos repetitivos em geral, mexer nas unhas.


É fundamental abandonar a posição deitada, que passa a sensação de falta de interesse ou desleixo.

(4) Desligar o microfone

Mantenha o microfone desligado quando não estiver falando. Ruído ambiente e a própria digitação podem interferir, tornando a reunião desagradável.

(5) Pedir a palavra

Para falar levante a mão para o mediador organizar a ordem. Muitos aplicativos, inclusive, têm este recurso. Evite interromper a fala de um colega. Reuniões com muitas pessoas podem ficar confusas se várias pessoas quiserem falar ao mesmo tempo.

(6) O que não fazer

Evite comer em frente à câmera, no máximo beba água.


Cuidado para não se dispersar por causa de outras tarefas simultâneas, como acessar o banco para pagar contas, ou mandar e-mail e mensagens pessoais. Multitarefas podem levar a gafes por não estar prestando atenção à reunião, como repetir pergunta sobre informações já recebidas

Acima de tudo, bom senso é fundamental nesta nova realidade.

Boas reuniões!

Fontes da imagens: (1) reunião on-line (2) Wix emoticons (3) Evite Gafe em Reunião de Vídeo

#Etiqueta #Netiqueta #HomeOffice #Zoom #Hangout #Câmara #Gafe #Vídeo #Tecnologia #CaféEAmigas

Brasil

 

   SP (11) 3637-5702

   RJ (21) 2523-3608

Todos Direitos Reservados

Desenvolvido em WIX por Finanças por Mulheres

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

Campo Belo - SP

 Ipanema - RJ