• FpM

Explicando Kanban

por Celina Gomes para FpM.


Com a revolução digital, muitas práticas de projetos estão sendo revistas para metodologias ágeis e uma ferramenta que está sendo bastante utilizada é o kanban.


Originário da indústria, era destinado a mostrar visualmente o fluxo da produção, a fim de minimizar filas, otimizar o trabalho em andamento (WIP – work in progress). Aliás, kanban é uma palavra japonesa que significa cartão, ou sinalização.


Baseado na cultura de melhoria contínua e incremental, a partir da visualização da fila a ser processada e do trabalho em andamento, pode-se tomar ações corretivas no “chão de fábrica”, que pode ser uma indústria, onde o processo nasceu, ou em ambientes corporativos, para atividades operacionais ou em projetos de Tecnologia da Informação.



Uma vez que se pretende ter entregas menores, mesmo em projetos de maior porte, a cultura de trabalho em equipe multidisciplinar autossuficiente (squads), a informação simples e disponível para as pessoas diretamente envolvidas no processo e com empowerment para melhorá-lo, é a chave para melhoria de resultados.


As novas ferramentas, como o kanban, propõem diminuir o trabalho em progresso, pois um acúmulo numa fase significa que o produto não está pronto para ser vendido, no caso da manufatura, ou comercializado, no caso de software, atrasando a geração de receitas.

Fonte da Imagem: Kanban Board

#Tecnologia #Metologia #Kanban #CelinaGomes

25 visualizações

Brasil

 

   SP (11) 3637-5702

   RJ (21) 2523-3608

Todos Direitos Reservados

Desenvolvido em WIX por Finanças por Mulheres

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

Campo Belo - SP

 Ipanema - RJ