• FpM

Fatores de Sucesso em Startup

Atualizado: 17 de Nov de 2019

Ao longo do processo de evolução de uma startup, é necessário dar atenção a vários fatores, em especial à:

. proteção da propriedade intelectual,

. retenção de talentos,

. formalização de processos internos e geração de relatórios de controle.

. governança


Em cada fase, estes fatores serão abordados de forma diferentes, com maior ou menor ênfase, sempre criando bases sólidas para dar suporte à expansão do negócio.



Inicialmente, os sócios são o destaque como talentos da startup. A propriedade intelectual é produzida por eles e será de domínio da empresa quando estiver desenvolvida. A criação é proveniente de pessoas físicas e é fundamental regularizar seu registro perante os diversos órgão de controle existentes para este fim.


Outro ponto importante é o acordo de confidencialidade entre todos os envolvidos no projeto, bem como a criação de regras de não competição em caso de saída de algum membro.

Quando o produto/serviço já foi testado, a empresa já está operacional, possui seu contrato social e possivelmente contratou mais funcionários para atender à demanda. Deverá ser dada especial atenção ao modelo de contratação e, em caso de talentos estratégicos para o negócio, é comum o oferecimento de um pacote atrativo de benefícios que inclui stock options (opções de ações da empresa), plano de carreira e plano de sucessão.


É importante definir previamente que percentual do capital será disponibilizado para as stock options bem como o período a partir do qual o funcionário terá direito a elas e como se dará uma eventual recompra em caso de término da relação de trabalho.


Como a empresa já está operando, é possível receber aportes de investimentos de terceiros e por isso é fundamental que os processos internos, os controles e as demonstrações financeiras sejam elaboradas com critério e segurança das informações.


A elaboração de um mapa de riscos ajudará na elaboração e atualização do planejamento estratégico e no foco dos controles internos.


Dependendo do tipo de produto/serviço, torna-se relevante ter modelos de contratos com clientes, especificando os termos de uso. O suporte de advogados especializados é essencial para se evitar riscos desnecessários.


Com o negócio se desenvolvendo, o aprimoramento da governança contribuirá para a longevidade da organização. Dependendo do porte da empresa, a instituição de um conselho consultivo ou conselho de administração, pode ajudar muito nas tomadas de decisões estratégicas, que, com certeza, serão muitas!

Fonte da Imagem: Fatores de Sucesso


#Estratégia #Tecnologia #Empreendedorismo

#Startup #Organização #AcordoDeFundadores

9 visualizações

Brasil

 

   SP (11) 3637-5702

   RJ (21) 2523-3608

Todos Direitos Reservados

Desenvolvido em WIX por Finanças por Mulheres

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

Campo Belo - SP

 Ipanema - RJ