top of page
  • Foto do escritorFpM

Ganhando um Hackathon

Na mesma semana de 2020 em que foi anunciada o prêmio Nobel de Química para duas mulheres, a francesa Emmanuelle Charpentier e a americana Jennifer Doudna - outro fato inédito - dois grupos formados apenas por mulheres ganharam o Hackathon da Nasa em Salvador, na etapa local da competição, que acontece desde 2018:


(1) Equipe Her – com 4 componentes entre 23-25 anos, formado por duas engenheiras de petróleo, uma arquiteta e uma designer, com o tema “Sistema de captação de água na atmosfera” (Walking Cloud).

(2) Equipe Hypatia –– focou no tema da redução de desigualdade na nutrição, propondo colocar o gene da vitamina B12, que é de origem animal, em batatas. Formada com 6 componentes entre 18-26 anos, uma estudante de engenharia mecânica, três da área de biotecnologia e duas designers.


 Divulgação da NASA Hackaton - Etapa Salvador 2020

O NASA Space Apps Challenge foi criado em 2012. Em 2020, é a maior maratona de programação do mundo, tendo sido realizada entre 02-04/outubro, de forma virtual por causa da pandemia.


As equipes são formadas por 3 a 6 pessoas que têm como objetivo apresentar soluções para questões globais.


Independente do resultado futuro, essas meninas já fazem diferença e demonstram que não existe impeditivo para mulheres se destacarem em ciências e tecnologia. Fizeram história!

 

Fonte da Imagem: NASA Hackathon

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page