top of page
  • Foto do escritorFpM

Gestão de Tributos - Faturamento

Atualizado: 9 de jun. de 2021

Gestão de tributos no Brasil é tarefa ingrata, difícil. Em 2017 o Brasil foi considerado o 2º país em complexidade em uma lista de 94 países, perdendo apenas para a Turquia, segundo relatório desenvolvido pela TMF Group. Essa é uma lista em que quanto pior a situação no ranking, melhor a classificação... Enfim, nada a comemorar.


São muitos tributos com características diferentes. Além do impacto direto nos preços dos produtos pagos pelo consumidor final, a complexidade implica na contratação de equipes e sistemas para atender a muitas exigências e controles. A carga de trabalho das empresas aumenta e consequentemente seus gastos. Este aumento de custos é repassado ao preço do produto final para o consumidor, contribuindo para a redução da competitividade do país. É mais um componente do custo Brasil.

Tributos sobre faturamento variam de acordo com o regime tributário: lucro real, lucro presumido e Simples. Incidem sobre várias fases do ciclo de produção, podendo ou não ser cumulativos.

Tributos sobre Faturamento.
Tributos sobre Faturamento.

Os tributos sobre o faturamento são de origem federal, estadual e municipal. Os principais são: ICMS, IPI, ISS, Pis e Cofins.


Entender como são calculados é imprescindível para marcação de preço de venda e para a saúde financeira da empresa, evitando-se multas e muitos aborrecimentos!


Vejam a matéria publicada em 05/06/2017 sobre a complexidade dos tributos no Brasil.

 

Fonte da imagem: Tributos Sobre Faturamento

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page