• FpM

Gestor de Fundos de Investimentos

Atualizado: Jul 19

Fundo de investimento é uma modalidade de aplicação financeira formada pela união de vários investidores, organizados como um condomínio através de um administrador, com o objetivo de retorno financeiro.


Existem várias categorias de fundos, como renda fixa, ações, multimercados, imobiliários, cambiais, entre outros. Os aportes se dão por compra de cotas do fundo. A gestão é confiada a um profissional - o Gestor de Fundos de Investimentos.


A função do Gestor de Fundos é decidir a composição da carteira, ou seja, é responsável pela política de investimentos do fundo de acordo com sua categoria, buscando maximizar o retorno.


O perfil do profissional exige alto grau de conhecimento de mercado e economia, experiência é fundamental nesta função, sendo comum encontrar no mercado gestores com 15, 20 anos de carreira. Precisa ser credenciado pela CVM.


Gestor de Fundos de Investimentos. O que faz?

A indústria de fundos de investimentos no Brasil passa por crescimento de gestores, formado por grupo de profissionais que resolveram empreender independente de grandes “players” do mercado.


A Anbima (Associação Brasileira das Entidades de Mercado de Capitais) publica o ranking de gestores no 14 dia útil de cada mês. Em 2006 eram 217 gestoras. No final de 2020 havia 688 gestores cadastrados. Um incremento de 217% em 15 anos. No relatório publicado em junho/21 atingiu 732.


Foram 27 novos negócios abertos no 1º trimestre de 2021. Em 2020 totalizou 59 novos empreendimentos, ou seja, o crescimento continuou em tempos de pandemia.


Especialistas no mercado entendem que existem várias motivações para a formação novos gestores. Entre elas, o avanço da tecnologia com o crescimento dos bancos digitais e inclusão digital, conjugados com o aumento de possibilidades e sofisticação dos produtos financeiros, associados a profissionais experientes com perfil empreendedor.


Mais recente, durante a pandemia, para os que mantiveram empregos, pode-se incluir como motivação a formação “poupança forçada” e “home office”, o que gerou mais renda e tempo disponível para aplicar no mercado financeiro.


Qual tem sido sua experiência? Você tem na sua rede de relacionamentos um gestor de investimentos? Conte para a gente.

Fonte da imagem: Wix Unplash Margo Santoso

#Finanças #Investimentos #Fundosdeinvestimento #Profissão #Oportunidade #Empreendedorismo #ProfissãoMercadoFinanceiro

Posts recentes

Ver tudo