top of page
  • Foto do escritorFpM

Governança em Tecnologia da Informação

Atualizado: 15 de jul. de 2018

por Celina Gomes para FpM.

Governança em Tecnologia da Informação é o processo pelo qual garantimos boas práticas na implementação de sistemas, aplicações e utilização dos dados e informações da empresa, a fim de atingir objetivos de negócios, alinhados com estratégia e respeitando regulamentações do setor.


Embora seja vista como setor apartado da empresa, atualmente não há organização que possa prescindir de uma estrutura de TI, sistemas, que apoie e garanta o bom funcionamento da estrutura de hardware e software disponível.

Ocorre que esta estrutura existe para apoiar a empresa a atingir seus objetivos. Em algumas empresas, ela se restringe a áreas de apoio, como Finanças e Recursos Humanos, não estando presente na atividade-fim. Em outras, a atividade-fim depende fortemente de sistemas, que é o caso de financeiras. Nas empresas mais modernas, a inovação em TI (Tecnologia da Informação) definiu o rumo das empresas, que é o caso das empresas do Vale do Silício, em que a tecnologia definiu o negócio, abrindo novas possibilidades.

Em nenhuma delas pode-se prescindir da Governança, que consiste em garantir que:

  • Os investimentos em TI estão na mesma direção das metas e objetivos empresariais, gerando valor;

  • O ativo de TI, seus recursos, ou seja, hardware, bases de dados, aplicações, serve a estes objetivos;

  • O portfólio de projetos esteja na mesma direção;

  • Existem medidas de resultado;

  • Há gestão dos riscos operacionais associados à operação e aos projetos de expansão.

Existem frameworks de mercado, tais como ITIL e COBIT, que orientam na implementação de processos de governança, mas estas iniciativas devem ser adaptadas a cada organização, adequando-se a seu porte, complexidade e cultura. A metodologia pode ser desenvolvida internamente, mas deve sempre contemplar: estrutura, com papéis e responsabilidades, processo definido, além das métricas para constante avaliação e melhoria.

 

Fonte da Imagem: WIX Technology

 
17 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page