top of page
  • Foto do escritorFpM

Grafologia, Onde Aplicar?

Atualizado: 6 de jun. de 2020


No texto anterior explicamos sobre a grafologia e a grafoanálise. Agora, vamos conhecer sua aplicação?


(1) Grafologia para empresas

A avaliação do comportamento humano, tão importante na teoria e na prática, mostra-se, ao mesmo tempo, muito atraente pelos múltiplos aspectos que apresenta. E muitos, segundo a profissão ou função que exercem, se vêm obrigados a procurar fazer tal avaliação.


A grafologia põe a nosso alcance recursos que ajudam na abordagem da questão, abrangendo tanto as características de temperamento e também identifica os aspectos de moralidade e honestidade, fundamentais para a boa convivência no ambiente de trabalho.


Possibilita ao profissional melhor adaptação ao cargo, ao meio ambiente e consequentemente à qualidade de vida no trabalho e ao sucesso tão almejado por todos.


Bem aplicável na seleção de pessoal, nos processos para promoções Internas, no apoio aos planos de carreira, entre outros, como acompanhamento do potencial e desempenho dos profissionais, através de um método rápido e com resultados seguros quanto ao caráter, como nenhum outro meio oferece.



(2) Grafologia para o Autoconhecimento, na parcerias societária e de casais.

A análise da grafia fornece subsídios para uma avaliação, podendo auxiliar efetivamente, médicos, psicólogos, juristas, professores, pedagogos, mães de família, etc., e inclusive, o próprio indivíduo diretamente, no caso dele estar em busca de saber mais sobre si mesmo.


Tem a vantagem de nos dar uma imagem fiel do indivíduo por ele mesmo, sem intermediários e sem o risco da inibição e nervosismo que todo teste psicotécnico produz, quando se sente “examinado”. Mostra sua retidão, confiabilidade, franqueza e seus talentos, ou o contrário. Indica ainda, como ele tende a se conduzir em relação aos demais, ao trabalho e ao mundo, à vida em geral.


Também permite conhecer a compatibilidade de parcerias societárias e de casais, identificando fatores discordantes que podem dar margem a conflitos no relacionamento.



(3) Grafologia na Orientação Vocacional e Profissional

Auxilia na escolha da profissão a qual temos vocação, ou em quais áreas temos aptidão para atuar ou o talento para fazer certas coisas. A análise da grafia detecta habilidades, inteligência e características da personalidade, nos indica que tipo de negócio ou área pode ser mais adequado ao que queremos.


Por exemplo, se temos um perfil compatível para as áreas da engenharia, pesquisa científica, área comercial ou de publicidade, marketing, etc., ou ainda para ser um empreendedor, ter nosso próprio negócio.




(4) Grafoterapia na cura dos distúrbios da personalidade

Surgiu na França em 1908, fundamentada pelo doutor em Psicologia Edgard Bérrillon, que teve como base sujeitos com transtornos de personalidade. Sua eficácia foi testada unicamente na universidade de Sorbone entre os anos de 1929 e 1931, pelo professor de Psicologia Pierre Janet e Charles Henry Diretor do Laboratório de Sensações daquela universidade. Foi feita uma pesquisa com alcoólatras e crianças com sérias perturbações de personalidade e o os resultados mostraram-se acima do esperado.


Consiste em mudar, mediante exercícios de reeducação do gesto gráfico (modificação paulatina de determinados traços da própria grafia), aquilo que traduz na própria escrita uma qualidade negativa ou uma autoimagem pobre ou de fracasso.


Um gesto de ginástica psicomotora que permite, mediante a percepção, conscientização sugestiva, transmissão e armazenamento no cérebro de novos estímulos, mudar alguns modos de reação habituais inadaptados, geralmente produtores de transtornos no comportamento.

 

Se interessou pela tema?

APC Consult Assessment está a disposição para perguntas e dúvidas através do nosso contato. APC é especialista em grafologia para empresas, parceria societária, e orientação profissional.

 

Fonte da Imagem: Wix Pictures Writing

 
135 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page